Pesquisa de marketing: o que é e por que é tão importante para as empresas?

Sabe o que é pesquisa de marketing e para que serve? Neste post explicaremos em detalhes o conceito e outras curiosidades sobre o tema.


clock
4 min
Pesquisa de marketing: o que é e por que é tão importante para as empresas?

Muitas pessoas têm uma impressão errada do que é pesquisa de marketing. Acreditam que se refere apenas a questionários feitos para saber o que o consumidor pensa sobre uma determinada marca ou propaganda.

Embora esse tipo de pesquisa use questionários, sua atividade envolve muito mais do que isso e é importante que o profissional de marketing entenda a relevância de uma pesquisa como essa para ter efetividades nas estratégias.

E você, conhece a definição de pesquisa de marketing e sabe para que serve? Neste post você terá as respostas para essas e outras perguntas. Aproveite a leitura!

O que é pesquisa de marketing, afinal?

Veja esse exemplo de pesquisa aplicada:

Após assistirem inúmeras horas de vídeo de consumidores entrando em lojas, supermercados, bancos e outras lojas varejistas de grande porte, pesquisadores de marketing passaram a sugerir que não se investisse na elaboração de gôndolas nos 10 primeiros metros da entrada das lojas, pois essa é considerada uma área de “descompressão”.
Ou seja, essa é uma área na qual os consumidores ainda estão se orientando na loja e estão menos predispostos a selecionar produtos para comprar.

De forma similar, esses mesmos pesquisadores identificaram que a maior parte dos consumidores tende a virar à direita assim que entram nas lojas, não porque a maior parte é destra, mas porque estão acostumados a dirigir pela direita.

Você já notou isso ao entrar em uma loja varejista de grande porte?

Esse exemplo ajudou você a entender para que serve a pesquisa de marketing? Conseguiu entender como chegaram a essa conclusão? Quer mais informações?

Ok, então, acompanhe agora uma definição de pesquisa de marketing.

Veja também: Entenda a diferença entre pesquisa de marketing e pesquisa de mercado

consumidores fazendo compras em uma feira
Photo by Taylor Simpson on Unsplash

Definição de Pesquisa de Marketing

Preste atenção no que diz um dos maiores gurus empresariais sobre o que é pesquisa de marketing:

Segundo Philip Kotler, esta é uma boa definição de pesquisa de marketing:
“Pesquisa de Marketing representa o planejamento, a coleta, a análise e a apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa.”

Em outras palavras, é uma forma de coletar dados pertinentes que vão servir como base na hora de tomar decisões para solucionar problemas relativos à empresa, tais como:

  • se o consumidor está satisfeito com o seu produto ou serviço;
  • como eles reagiriam à uma mudança de preço ou de produto;
  • como eles veem o seu produto ou serviço em comparação ao produto ou serviço concorrente.

Esta definição de pesquisa de marketing ajudou você a entender sua importância? Ótimo! Então, vamos prosseguir.

Qual a importância da pesquisa de marketing?

Uma empresa de sucesso precisa se adaptar de forma constante às mudanças do mercado, e responder a essas mudanças por meio de publicidade e do desenvolvimento de novos produtos ou serviços que aumentem seu valor percebido pelo consumidor.

Assim, soluções para grandes problemas de negócio podem ser encontradas por meio da realização de uma pesquisa de marketing. Por isso, todos que planejam atuar de forma estratégica devem entender para que serve uma pesquisa de marketing.

Todos os dias, diretores de marketing e de produto são requisitados para tomar decisões, às vezes pequenas, às vezes muito complexas, mas todas elas são muito mais assertivas quando baseadas no uso inteligente desse tipo de pesquisa.

Tomar decisões assertivas depende totalmente da qualidade dos inputs utilizados, e a pesquisa tem papel essencial em traduzir dados em informações que sejam úteis.

Essa é a importância da pesquisa de marketing.

Quem faz pesquisa de marketing?

Qualquer negócio que procure eficiência na atração e retenção de clientes em mercados competitivos foca nas estratégias diversas de marketing.

O departamento de marketing, por sua vez, cria estratégias que se alinham com esses objetivos de atração e retenção, mas o fazem corretamente apenas se conhecem bem o seu público-alvo.

Esse conhecimento é desenvolvido por meio da pesquisa de marketing, usando tanto projetos pontuais para solução de problemas quanto projetos recorrentes para monitorar o mercado.

Além da área de marketing, o sucesso de pessoas de outros departamentos é significativamente ampliado por meio do conhecimento em pesquisa de marketing.

Por exemplo, uma consultoria estratégica basea-se em pesquisa de marketing. Empreendedores também aumentam suas chances de atingir um mercado corretamente se entenderem melhor o fit de seu produto com a demanda do segmento.

O público que se beneficia de pesquisa de marketing não se restringe apenas aos departamentos tradicionais das empresas.

O desenvolvimento de propriedades também usa pesquisa de marketing para entender o desejo dos residentes da região, desde a localização de shopping centers até um parque do bairro. Políticos usam pesquisa de marketing para preparar suas estratégias de campanhas, discursos e intenção de votos.

Como você pode ver, a pesquisa de marketing é extremamente ampla, e serve para diversas áreas do negócio. Será que não está na hora de aplicar em sua empresa?

Bem, agora que você já sabe o que é pesquisa de marketing, talvez esteja se perguntando quanto custa fazer uma e se esse processo é demorado, certo?

Na verdade, atualmente, com a transformação digital nas empresas, existem ferramentas capazes de fazer pesquisas digitais extremamente precisas e por um preço igualmente acessível. Entenda melhor neste vídeo:

(foto de capa: Windows)


Início