Respondentes reunidos em um aplicativo: quais as vantagens deste tipo de painel?

Entenda mais sobre o painel de respondentes da MindMiners, reunidos na rede social MeSeems e quais são as melhores práticas para coleta de respostas.


clock
3 min
Respondentes reunidos em um aplicativo: quais as vantagens deste tipo de painel?

Para falarmos sobre as vantagens na utilização de um painel de respondentes que é, na verdade, um aplicativo, precisamos entender alguns conceitos básicos: o que são respondentes? E o que seria um painel de respondentes?

Respondentes são as pessoas que respondem a uma pesquisa. A definição do perfil dos respondentes de pesquisas é uma etapa muito importante.

Isso acontece porque se você conversar com uma amostra enviesada ou que tenha sido segmentada de maneira incorreta, os resultados obtidos podem te direcionar para uma tomada de decisão equivocada – o que pode sair muito caro lá na frente.

Para reunir esses respondentes e fazer com que seja fácil acessá-los para uma pesquisa, é muito comum a criação de um painel. Na prática, um painel de respondentes de pesquisa diz respeito a um grupo de indivíduos reunidos em um único local e que estão sempre prontos para responder perguntas dos mais diversos segmentos e áreas.

Na MindMiners, trabalhamos com um painel de respondentes proprietário e exclusivo, o MeSeems, que reúne mais de 4 milhões de usuários cadastrados no Brasil. Além do volume de pessoas ali existente, o MeSeems hoje conta com uma série de outros diferenciais, que serão listados a seguir.

Mas, antes de tudo, saiba que para garantir a confiabilidade dos respondentes ali reunidos, somos os responsáveis por um criterioso processo de revisão de toda a etapa de cadastramento, validação dos dados fornecidos –como CPF, verificação das respostas de acordo com a metodologia do Critério Brasil, dentre outras medidas.

Mas, quais as vantagens de ter respondentes reunidos em um aplicativo?

1. O MeSeems é um painel de respondentes

Os usuários, além de responderem pesquisas para ganhar pontos que podem ser trocados por prêmios e benefícios,  interagem entre si, auxiliando novos integrantes e compartilhando experiências. Um dos melhores exemplos são os grupos e comunidades criadas para os nossos usuários:

Os grupos são aqueles que não foram criados para uso dos clientes MindMiners, mas funcionam como incentivador para que os os usuários possam conversar sobre determinados assuntos com outras pessoas, de forma mais organizada, e consequentemente utilizar o nosso aplicativo com mais frequência.

O principal objetivo é permitir ou possibilitar que os usuários conversem e compartilhem suas opiniões com os outros usuários e passem mais tempo no aplicativo, sem ter, necessariamente, o intuito de responder pesquisas.

2. O MeSeems é também um espaço interativo e sem viés comercial

Como mencionamos, os usuários do aplicativo MeSeems interagem entre si, como acontece na maioria das redes sociais. Isso garante que as respostas da pesquisa sejam realizadas em um ambiente sem viés comercial, onde as pessoas têm o costume de compartilhar as suas ideias e opiniões, sem se preocuparem em concordar entre si.

Gamification

No MeSeems também incentivamos a gamificação ou gamification, que é uma estratégia de utilização de jogos e interação. Essa é uma forma de melhorar a experiência dos respondentes de forma lúdica e gerar engajamento.

Quer saber mais sobre essa técnica de engajamento? Leia aqui!

Divulgação MindMiners

3. O MeSeems permite a existência de perfis avançados de segmentação

Com a integração entre o painel de respondentes MeSeems e nossa plataforma de pesquisa automatizada é possível realizar pesquisas de mercado com targets bem específicos, utilizando perfis avançados sociodemográficos e comportamentais.

4. O MeSeems garante confiabilidade das respostas

No painel MeSeems, as respostas coletadas para as pesquisas são sempre de caráter anônimo. Além disso, e por serem respondidas online e diretamente pelo aplicativo, não existe uma interação entre entrevistador e entrevistado.

Por conta disso, os respondentes sentem-se mais à vontade para responder as pesquisas com honestidade, mesmo quando isso envolver assuntos polêmicos ou delicados. Isso garante mais confiança e segurança para os resultados da sua pesquisa.

5. O MeSeems te conecta com seus consumidores onde eles estão: no celular

O smartphone está cada vez mais essencial na rotina das pessoas, seja para se comunicar, fotografar, realizar alguma tarefa ou para se manter informado sobre as últimas notícias.

Ao enviar um questionário para o seu público-alvo por meio de um aplicativo, você oferece a ele a flexibilidade de responder à sua pesquisa de uma maneira prática, rápida e na hora que for mais conveniente para cada um.

6. O MeSeems possibilita o feedback constante entre usuários e marcas

Os respondentes reunidos no MeSeems podem compartilhar dicas, ideias e sugestões de melhores práticas para a equipe do MeSeems e MindMiners. Dessa forma, estamos em contato direto com nossos usuários para melhoria contínua dos nossos serviços.

Quer ver na prática como realizar uma pesquisa utilizando o painel de respondentes proprietário da MindMiners, o MeSeems?

Em nosso blog disponibilizamos diversas pesquisas respondidas pelos usuários do MeSeems. Já divulgamos um estudo sobre o mercado de Pets, a partir da opinião dos nossos respondentes, além do estudo sobre Snacks.

Crie sua conta gratuita na plataforma automatizada da MindMiners e faça seu primeiro projeto de pesquisa. Se preferir, solicite uma demonstração gratuita de uso da plataforma e tire todas as suas dúvidas com um de nossos especialistas!


Início