O que é pesquisa automatizada?

Aprenda o que é pesquisa automatizada e como você pode usá-la para obter informações confiáveis de forma rápida e prática.


clock
3 min
O que é pesquisa automatizada?

A automação de qualquer processo permite que uma empresa aumente sua eficiência e reduza custos, gerando melhores resultados em um intervalo de tempo menor. Essa já é realidade em muitos mercados. Dentre eles, o de pesquisa.

É isso mesmo: automação em pesquisa. Com a ajuda da tecnologia, metodologias tradicionais de pesquisa foram recentemente adaptadas para o ambiente online, permitindo que profissionais de Marketing, Gestão, Consumers Insights, Vendas e Recursos Humanos tenham, de forma ágil, prática e confiável, informações estratégicas para pautar sua tomada de decisão. Outra boa notícia é o seu custo benefício, bastante atrativo para empresas de todos os portes.

Ficou curioso? O objetivo deste post é te ajudar a compreender o que é pesquisa automatizada e como ela pode ser aplicada no seu dia a dia.

O que é uma pesquisa automatizada?

Nada de pranchetas, entrevistadores e pessoas sendo abordadas na rua. Por meio de plataformas hospedadas na nuvem, hoje já é possível desenvolver todas as etapas de uma pesquisa em um único sistema digital, desde a criação de questionário até a análise dos resultados.

As empresas especializadas nesse tipo de software oferecem planos de contratação distintos para a realização de pesquisas automatizadas. É preciso avaliar o que cada um deles contempla (número de pesquisas, números de disparos do questionário e/ou número de respostas coletadas) para encontrar o mais adequado para os seus desafios.

Mas afinal, quais são as vantagens e as desvantagens das pesquisas automatizadas?

Vantagens da pesquisa automatizada

  • Questionários prontos e certificados - Possibilidade de utilizar questionários previamente construídos e disponíveis em uma biblioteca, garantindo assim a confiabilidade da metodologia adotada na montagem das perguntas e, principalmente, das respostas que serão obtidas a partir da pesquisa.
  • Rápida e prática - Após a construção do questionário, já é possível enviar a pesquisa imediatamente para a base de respondentes, e começar a acompanhar os resultados.
  • Coleta automatizada de dados - O processo da pesquisa é simplificado por ser totalmente digital. Todas as respostas são coletadas e compiladas automaticamente, eliminando a necessidade de tarefas manuais (tabulação e geração de gráficos), reduzindo o custo operacional (não é preciso um profissional focado nesse tipo de atividade) e aumentando a produtividade da equipe envolvida no projeto (dedicação apenas à análise do que foi coletado para gerar insights).
  • Amplo alcance em curto espaço de tempo - Por se tratar de uma pesquisa que utiliza a internet e plataformas digitais para ser aplicada, é possível chegar até qualquer pessoa que tenha um computador ou smartphone, independentemente da idade, classe social ou cidade do país onde reside.
  • Ótimo custo-benefício – Automatizando o processo tradicional, as pesquisas se tornam mais acessíveis, viabilizando-a para toda as empresas do mercado.

Desvantagens da pesquisa automatizada

  • Banco de dados atualizado – Para realizar uma pesquisa nesses moldes, é preciso garantir que os contatos para os quais o questionário será enviado estão atualizados. Caso contrário, o volume de respostas poderá ser excessivamente baixo, comprometendo assim os resultados.
  • Banco de dados confiável – Se esse for um dos seus receios, não há mais a necessidade de adquirir bancos de dados. Com a plataforma da MindMiners, você tem a possibilidade de disparar a sua pesquisa para a nossa base própria de respondentes, o MeSeems, a partir de perfis de segmentação personalizados de acordo com as suas necessidades.
  • Abordagens qualitativas – Se o seu problema de pesquisa exige uma abordagem de cunho qualitativo, plataformas automatizadas de pesquisa não são a solução mais indicada. Nesse caso, busque se informar sobre como conduzir um grupo de discussão ou entrevistas em profundidade.

Quando usar pesquisa automatizada?

A pesquisa automatizada atende muito bem empresas que possuem objetivos de pesquisa rotineiros e recorrentes. É o caso, por exemplo, de pesquisas de satisfação junto a consumidores, testes para o lançamento de um novo produto, pré-testes de campanha, etc. As possibilidades são bastante amplas e poderão atender as mais diversas áreas da sua empresa.

Como se preparar para realizar sua primeira pesquisa automatizada?

Para construir uma pesquisa automatizada, é necessário ter algum conhecimento sobre o processo de pesquisa. Trata-se de algo bastante básico, que poderá ser resolvido com a leitura de alguns materiais de referência.

Por isso, e antes de iniciar uma pesquisa automatizada, sugerimos que você busque informações sobre pesquisa para entender as diferentes metodologias e possibilidades de aplicação. Ler dicas de especialistas da área também é uma forma muito eficiente de ganhar segurança para realizar seu primeiro projeto.

Gostou desse post? Fique de olho no nosso blog e aproveite para testar a versão gratuita de nossa plataforma de pesquisa automatizada.


Início