5 lições para triunfar com marketing de resultados

As ações de Marketing precisam se embasar em dados. Para isso, é possível utilizar e se beneficiar das facilidades que a pesquisa digital pode proporcionar.


clock
3 min
5 lições para triunfar com marketing de resultados

Empresas de diferentes portes sabem da importância de praticar ações de marketing, mas esbarram na limitação de verba.

O marketing de resultados é um conjunto de soluções pensadas para oferecer o melhor custo-benefício, permitindo otimizar o uso de sua verba com o objetivo de diminuir ao máximo o risco de não atingir o resultado esperado.

Encontrar a solução certa para cada tipo de problema de marketing está entre os principais desafios de líderes e gestores. E, dentro do marketing de resultados, há uma série de caminhos possíveis. Mas qual deles se adéqua melhor às necessidades da sua empresa?

Neste artigo, reunimos cinco caminhos que podem ser seguidos por qualquer empresa, independentemente do segmento em que atua. São providências comuns a todos os negócios que pretendem atuar com marketing de resultados e que podem ser supridas por meio de ferramentas acessíveis financeira e tecnicamente.

Marketing de resultados: como a pesquisa digital pode ajudar

1- Certifique-se de que existe demanda para o seu produto

Antes de lançar um produto, é preciso entender bem quais pessoas vão se interessar por ele e por quê. Acontece que muitas startups e até empresas consolidadas e experientes pulam essa etapa fundamental do planejamento estratégico e fracassam rapidamente em seus lançamentos.

A insuficiência de demanda pelo produto é a razão para o fechamento de empresas que poderiam ser promissoras. A boa notícia é que existem caminhos sólidos para evitar um tombo precoce.

Algumas pesquisas digitais são direcionadas especificamente para o chamado teste de conceito. Esse método avalia o potencial de aceitação de uma ideia ou produto no mercado durante o seu desenvolvimento. Uma vantagem evidente é reduzir as chances de um fracasso prematuro, mas o maior benefício é a oportunidade de fazer adaptações para aperfeiçoar o produto.

Clique aqui e aprenda a fazer um teste de conceito.

3- Invista em marketing de conteúdo

O marketing de resultados está intimamente ligado ao marketing de conteúdo. O conceito se pauta na ideia de que é preciso construir um relacionamento com seus potenciais clientes antes de propriamente vender um produto. Um blog pode ser um excelente início, mas dificilmente terá sucesso se o conteúdo produzido não for muito bem planejado.

Como saber qual conteúdo terá maior aderência junto ao seu público? Com pesquisa, é claro. A MindMiners tem uma plataforma ampla com uma série de questionários certificados. Entender o comportamento do consumidor é a melhor maneira de ser assertivo na criação de conteúdo para ele. Saiba mais sobre o comportamento de compra do consumidor nesta postagem do nosso blog.

4- Busque um software de automação de marketing

Alguns investimentos fazem a diferença para uma execução baseada em resultados. Buscar um software de automação de marketing é um desses caminhos. Ferramentas de automação trazem uma série de vantagens competitivas e aceleram a obtenção de resultados.

Boa parte da gestão do marketing digital se torna mais ágil dessa forma. O desenvolvimento de landing pages, de conteúdo para blogs e de e-mail marketing com o objetivo de gerar leads se faz de forma coordenada e baseada no comportamento dos usuários e suas interações com cada ponto de contato, seja lendo um post, baixando um material rico ou abrindo e-mails.

Com a automatização e a possibilidade de medir resultados em tempo real, o aumento da produtividade no fluxo de trabalho é grande. Títulos, palavras-chave, cores, imagens ou textos, seja dos e-mails, posts ou landing pages, podem ser avaliados e melhorados continuamente, inclusive com a ajuda de testes A/B nativos das ferramentas, o que gera resultados muito mais assertivos para o marketing.

5- Mensure os resultados das campanhas

Marketing de resultados é, por essência, um conceito pautado na boa gestão dos recursos. Seria um contrassenso ter esse nome se não fosse preciso medir o impacto de cada campanha realizada.

Se o dinheiro destinado à comunicação for restrito, temos mais um motivo para prestar atenção em como cada centavo está sendo gasto. Por meio de pesquisa digital, profissionais de marketing e líderes empresariais podem medir de forma concreta os resultados obtidos.

Existem alguns fatores a serem considerados para que a pesquisa seja eficiente. Um deles é o plano de veiculação da campanha, em que canais ela está focada. Outro é a determinação das métricas de sucesso que vão legitimar ou não a verba investida. Aprenda agora mesmo a mensurar os resultados de campanhas com pesquisa digital.

Investir no marketing de resultados é um caminho válido mesmo quando a verba está curta. Mas lembre-se sempre das cinco dicas apresentadas neste artigo para otimizar ao máximo o dinheiro disponível.

Para construir a estratégia de pesquisa digital, conte com a MindMiners. Temos dezenas de questionários certificados e possibilitamos também a customização de acordo com o público a ser impactado e o objetivo da pesquisa. Clique aqui e conheça as nossas soluções.


Início