Marketing de influência: a relação dos influenciadores digitais com as marcas

A sua marca sabe como delimitar uma boa estratégia de marketing de influência?


clock
5 min
Marketing de influência: a relação dos influenciadores digitais com as marcas

O mercado de marketing de influência está em plena expansão: um estudo realizado pela Business Insider Intelligence, em 2021, previa o investimento global em influenciadores digitais em até US$ 15 bilhões em 2022. Já em 2023, em outro estudo, a estimativa é que essa marca chegue a US$ 34 bilhões.

Mas o que é de fato o marketing de influência e como ele pode ser aplicado para sua marca?

Em busca dessas respostas, a MindMiners desenvolveu um estudo em parceria com aYOUPIX para entender qual a relação dos brasileiros com os influenciadores digitais e quais são as oportunidades para as marcas que desejam implementar ou ampliar essa estratégia de comunicação.

O estudo foi realizado em novembro de 2023, por meio do painel de respondentes exclusivo da MindMiners, o MeSeems, e contou com a participação de 3.236 entrevistados de todos os gêneros, idades, classes sociais e regiões do país. Prossiga a leitura para entender a força desse mercado e conferir dados atualizados.

Afinal, o que é ser um influenciador digital?

Não é somente sobre números.

“Influência é sobre a capacidade de fazer uma mensagem circular dentro de um determinado grupo.”

A partir desta definição estabelecida pela YOUPIX sobre o que é de fato um influenciador digital, podemos entender que a capacidade de modificar e incentivar comportamentos é o principal atributo para que uma figura pública possa ter para ser considerada de fato como influenciador(a).

Assim sendo, o poder de influência vai além de métricas como o número de seguidores em uma rede social, por exemplo. Nesse caso, é muito mais importante que o influenciador tenha de fato um conteúdo que conquiste e exerça uma voz ativa perante a determinado grupo de pessoas.

O que o consumidor pensa sobre tudo isso?

Sobre o perfil de consumidor que mais conhece influenciadores digitais, a faixa etária que mais se destaca é a 45+ e o público feminino, que compôs 58% dos respondentes que disseram conhecer influenciadores.

Quando perguntados sobre o que é ser um influenciador, 73% dos respondentes concordaram com a resposta de que seria“Alguém que promove ideias e pode influenciar opiniões e comportamentos de seus seguidores, independente da quantidade de seguidores”.

Em relação aos motivos pelos quais os usuários seguem um influenciador, os três principais são:

  • Conteúdo Divertido e Envolvente
  • Influenciador(a) carismático/cativante
  • Aborda um assunto que o seguidor gosta

Sobre os motivos para deixar de seguir um influencer, os três principais são:

  • Envolvimento em polêmicas
  • Conteúdo repetitivo
  • Excesso de publicidade

O tipo de conteúdo que se mostrou como o preferido dos consumidores foi o dia a dia, ganhando com uma taxa de 49% entre os respondentes. Ou seja: a maioria quer ver a realidade da rotina de seus influenciadores favoritos, sem grandes produções, e isso ajuda a criar uma conexão um pouco mais próxima entre influenciadores e seguidores

O poder do marketing de influência

Desde o surgimento dos criadores de conteúdo na internet, marcas começaram a ver oportunidades de aproveitar a influência dessas pessoas  para anunciar seus produtos.

Em nosso estudo, 84% dos respondentes alegaram já terem visto um influenciador anunciando ou recomendando algum produto.

Sobre a frequência com que os consumidores costumam realizar alguma compra com base na recomendação de influenciadores, 46% responderam que às vezes realizam uma compra do tipo.

Quanto aos produtos mais adquiridos a partir da recomendação de influenciadores digitais, as três categorias que mais se destacam é:

  • Beleza e cuidados pessoais
  • Vestuário e acessórios
  • Saúde e bem-estar

O comportamento mais indicado pelos consumidores no momento em que o influenciador lhe recomenda um produto é “Pesquisar melhor sobre o produto ou serviço da marca recomendada pelo influenciador antes de comprar”, para 67% dos respondentes.

Apesar de efetiva para as marcas e anunciantes, as “publis” geram um certo incômodo para 13% dos respondentes em nosso estudo. O principal motivo para tal rejeição foi a impressão de que os influenciadores se importam mais com o lucro da publicidade do que com a qualidade do produto e como ele pode suprir a necessidade dos consumidores.

O crescimento substancial da influência do marketing é fundamental na capacidade dessa estratégia em estabelecer conexões específicas entre marcas e consumidores. Com as redes sociais e plataformas digitais desempenhando papéis centrais na vida cotidiana, os influenciadores ocupam espaços privilegiados para criar conteúdo envolvente e, consequentemente, influenciando nas decisões de compra.

A busca por trazer, a segmentação eficaz de nichos, a não intrusividade das mensagens promocionais e a mensurabilidade dos resultados conferem ao marketing de influência uma eficácia singular, destacando-o como uma ferramenta indispensável no arsenal de estratégias de marketing das empresas modernas.

A fórmula do sucesso

Não existe um único caminho para que as marcas trabalhem com influenciadores digitais. Mas alguns fatores são imprescindíveis para empresas que desejam aplicar estratégias de marketing de influência. Vamos aos pontos-chave:

Autenticidade e sinceridade

A audiência dos influenciadores não espera por um padrão de publicidade tradicional. 47% dos entrevistados do estudo afirmaram que as publicidades dos influenciadores seriam melhores se o produto fosse provado/testado durante a divulgação.

Ou seja, por mais que o consumidor tenha ciência de que o influenciador está sendo pago para falar de um produto/serviço, é esperado que haja sinceridade no momento da divulgação e que seja mostrado, na prática, quais são os reais benefícios oferecidos.

O formato importa

Um vídeo diz mais que 140 caracteres (e uma imagem). Como falamos anteriormente, muito mais que falar, é preciso mostrar de fato como funciona um produto/serviço.

Por isso, entre os formatos preferidos de publis estão os anúncios no canal do influenciador (36%), post nos canais da marca (31%) e posts orgânicos no canal do influenciador (26%).

Por outro lado, ainda que a exposição da utilização do produto seja importante, é preciso observar que muitas vezes a mensagem do anúncio precisará ser passada rapidamente e captar a atenção do público em poucos segundos, uma vez que entre os formatos preferidos estão os vídeos curtos, com duração de até 60 segundos.

Nem tudo que reluz é ouro

Como já vimos, o melhor caminho para as marcas não é escolher influenciadores apenas com base em números de seguidores. A identificação entre o conteúdo produzido e os seus valores são essenciais para haver sinergia. Além disso, é importante que seja uma demonstração mais próxima à realidade de um consumo cotidiano, o que trará aos consumidores a confiança necessária para investir na recomendação.

Portanto, existe um(a) influenciador(a) para cada objetivo de campanha.

Há casos em que a marca precisará investir em personalidades com alcance, para garantir a visibilidade da sua campanha em um nicho de consumidores. Já em outros momentos, a influência exercida e a capacidade de incentivar o consumo serão os fatores mais importantes, e que não estarão necessariamente ligados à grande quantidade de seguidores.

O importante é que as marcas saibam identificar e delimitar corretamente os objetivos da sua estratégia, e antes de colocar seu plano em ação, validem com o público-alvo quais são as personalidades que mais se encaixam para cada situação e que serão capazes de oferecer os resultados esperados.

Influenciadores em destaque - 2023

Em nosso estudo rankeamos os influenciadores digitais mais lembrados pela audiência, a partir da seguinte pergunta feita aos respondentes:

“Quando pensam em influencers, qual é o nome que imediatamente surge à mente?”

O Top 5 dos influenciadores mais lembrados:

  • Virginia Fonseca (15%)
  • Carlinhos Maia (4%)
  • Felipe Neto (4%)
  • Whindersson Nunes (3%)
  • Bianca Andrade (3%)

Além do ranking geral, na pesquisa apresentamos os influenciadores mais relevantes de cada categoria, o que pode fazer total diferença na hora de uma marca escolher qual rosto anunciará seu produto ou serviço.

Quer conferir mais dados? Acesse o Estudo Original “Quem te Influencia?”, que apresenta os resultados completos da pesquisa a partir de uma análise para entender melhor sobre as nuances do marketing de influência no Brasil.


Início