Marketing de Causa é sobre a empresa ou sociedade?

O Marketing de Causa é sobre a união do corporativo ao social. Mas como implementar de forma efetiva e positiva?


clock
5 min
Marketing de Causa é sobre a empresa ou sociedade?

O marketing de causa corresponde ao desenvolvimento de campanhas e ações concretas e transparentes em prol de uma determinada causa, atingindo positivamente a empresa que o adota, seus colaboradores, os consumidores, as instituições beneficiadas e aqueles que estão conectados a elas.

Mas, se engana quem pensa que o marketing de causa é algo fácil de ser adotado por qualquer empresa. A genuinidade das ações é muito importante para que o público as recebam positivamente e para que não existam margens para interpretá-las como oportunismo.

Antes de qualquer coisa, a preocupação com as causas sociais precisa vir de dentro e estar de fato conectada com os valore e o posicionamento da empresa.

Assim, além de colaborar com quem realmente precisa, a companhia também ganha a oportunidade de criar uma imagem positiva no mercado, fortalecendo a fidelização de clientes.

O marketing de causa também pode ser confundido com o marketing social, mas as duas vertentes possuem diferenças.

O marketing social nem sempre envolve investimentos financeiros, ele se refere à promoção de ações sociais que visam à mudança da percepção e atitudes dos indivíduos e suas comunidades, não necessariamente envolvendo algum tipo de investimento financeiro.

Como por exemplo, a campanha The Best Men Can be da Gilette, que buscou conscientizar o público sobre o machismo e a masculinidade tóxica.

Portrait of Everyone is Awesome LEGO Pride Month Set
Photo by James A. Molnar / Unsplash

Já o marketing de causa, envolve ações que são realizadas apoiando alguma causa e acaba gerando algum impacto social, econômico ou ambiental.

Marketing de Causa e a diversidade

Não é novidade que os consumidores estão cada vez mais levando em consideração o alinhamento de seus princípios de vida com os posicionamentos das marcas que consomem.

Logo, para gerar este impacto social, cultural e ambiental, o marketing de causa precisará ser fortemente implementado em empresas que desejam se manter atrativas e relevantes para as novas gerações.

A cada dia que passa a força da diversidade vai deixando de ser um diferencial e se tornando requisito primordial para a construção da relevância de uma empresa, esse fator é determinante não só para o consumidor, mas também para possíveis colaboradores e stakeholders.

Independente do mercado atuante - desde o publicitário ao financeiro -  atender a demanda social é papel de todos.

Um exemplo recente sobre o papel das empresas em relação às causas sociais em relação, foi a mobilização que reuniu centenas de empresas atuantes no Brasil em oposição ao projeto de lei que pretendia restringir a representação da comunidade LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, trans, queer, intersexuais e assexuais) na publicidade.

Leia mais: Amor - liberdade x discriminação. Nosso estudo sobre sexualidade

Essa busca por um equilíbrio social também precisa ser um assunto a ser abordado por empresas e já é mais do que evidente que o consumidor o apoiará se for genuíno.

Não só os clientes, como também os colaboradores devem ser encantados e fidelizados por uma empresa que faz a sua contribuição para uma sociedade mais justa, por isso, a participação das equipes internas é essencial para o engajamento com a campanha.

Uma boa dica para começar a demonstrar o seu posicionamento através do marketing de causa, é não esperar momentos específicos do ano para realizar essas ações em conjunto com outras milhares de empresas, como no dia da consciência negra ou no mês do orgulho LGBTQIA+. As causas sociais precisam de apoio e visibilidade o tempo inteiro.
Photo by Amy Elting / Unsplash

O marketing de causa é sobre consumar a humanização da marca em relação ao seu público interno e externo, gerando um contato e um apoio verdadeiro entre ambas as partes.

Dicas para uma boa campanha de marketing de causa

Sabendo que o posicionamento, práticas e pilares culturais da empresa estão em sintonia com a causa social escolhida, é hora de colocar a mão na massa!

Transparência

A chave para demonstrar genuinidade é a transparência. Informe cada passo que será seguido para que a campanha aconteça.

Não basta informar apenas o apoio para determinada causa, é preciso deixar claro os requisitos da campanha, critérios da doação, quando e qual será a quantia doada e, principalmente, o que o consumidor deverá fazer para cumprir a sua parte no meio de tudo isso.

Um bom exemplo de como ser transparente de forma estruturada através do marketing de causa é o caso do McDia Feliz. O McDonald's sempre informa o dia em que a campanha irá acontecer com antecedência, além de já ter fixado na memória do consumidor que na data, todo o lucro obtido com a venda do lanche Big Mac será revertido para o combate ao câncer infantil, ajudando mais de 50 instituições. Além disso, o McDia Feliz também beneficia o Instituto Ayrton Senna, contribuindo para uma educação pública de qualidade.

Além de todo esse cuidado com os detalhes, é necessário ter uma pós-campanha bastante clara, informando o quanto foi arrecadado e reforçando o papel das instituições escolhidas. Também é interessante fazer uma contagem da quantidade de consumidores que colaboraram, estimulando o engajamento, a conexão com a marca e a sensação de pertencimento em uma comunidade.

Através deste exemplo, vemos também que é possível apoiar mais de uma causa, desde que faça sentido e conecte com os valores da empresa.

Educação

Educar o público sobre a causa escolhida é um passo além de ser transparente. No marketing de causa, a contribuição financeira é muito importante, mas informar e explicar os porquês de cada ação é um grande motivador para que o seu consumidor se envolva e participe mais ativamente da campanha.

Existem muitos canais e formas diferentes de educar o consumidor, e o ideal em campanhas de marketing de causa é saber aproveitar um pouco de cada recurso disponível.

As redes sociais são os meios mais comuns para transmitir a mensagem e o conhecimento sobre a causa social escolhida e também permite que o público possa repassá-la com facilidade para seus contatos próximos.

Outro exemplo, seria o uso de folhetos informativos e cartazes em locais estratégicos e pontos de vendas físicos. O que não falta são meios de educar o consumidor e espalhar a sua mensagem e fazer com que mais pessoas se importem!

Além disso, parcerias com influenciadores, artistas e celebridades que também tenham o fit cultural em sintonia com a sua marca e com a causa pode ser essencial para trazer mais visibilidade, explicar os motivos e detalhes sobre como essa ajuda é importante para o grupo a ser beneficiado e por aí vai. Uma boa maneira para fazer isso, é promover palestras, debates e aulas sobre o assunto durante a campanha, podendo ser ao presencialmente, por eventos online ou vídeos no Youtube!

girl friends hands piled togethger
Photo by Hannah Busing / Unsplash
Nesta etapa, é muito importante que os dados informativos utilizados e transmitidos para a audiência possuam relevância, credibilidade e que sejam de fato um retrato fiel de quem faz parte das instituições que serão beneficiadas.

Uma ferramenta fácil e rápida para isso, é o dashboard de clusters, por ser bastante intuitivo e ajudar a explorar dados reais de comportamento através de metodologias de pesquisa validadas por especialistas na plataforma da MindMiners.

Alguns dos perfis presentes na ferramenta que podem ser muito valiosos para obter dados fundamentais para fundamentar campanhas de marketing de causa, são os de Homens Negros, Mulheres Negras e também de Altruístas, que é composto por pessoas que procuram ter menos impacto ambiental e social.

Pronto para começar a praticar o marketing de causa de forma efetiva e relevante para a sociedade brasileira? Nós estamos dispostos a te ajudar!


Início