Marketing 5.0: O Que É, Como Aplicar e Por Que É Importante Para As Marcas

O Marketing 5.0 não é apenas mais uma versão do Marketing. É uma estratégia necessária para as marcas que querem se conectar cada vez mais com seus consumidores.


clock
8 min
Marketing 5.0: O Que É, Como Aplicar e Por Que É Importante Para As Marcas

“Mais uma versão do Marketing?”, “O Marketing tem quantas versões, afinal?”. Você  teve algum pensamento parecido com esses quando leu o título acima sobre Marketing 5.0?

Certo, existem várias versões do Marketing e essa evolução é natural, pois as estratégias de vendas precisam ser aprimoradas de acordo com as mudanças no comportamento do consumidor.

Porém, a nossa missão aqui é explicar os motivos pelos quais esse, em especial, merece a atenção de empresas focadas em entender melhor as preferências dos seus clientes e as jornadas de compra por meio da tecnologia. Inclusive, a tecnologia é o principal pilar desse novo conceito de Marketing.

Quer saber o que há de novo e como o entendimento deste assunto pode fazer diferença no sucesso das suas estratégias? Fique com a gente e aproveite a leitura!

O que é Marketing 5.0?

Nada melhor do que ir direto na fonte para entender melhor a definição dessa estratégia. No livro Marketing 5.0, Tecnologia para a humanidade, Philip Kotler e os autores parceiros o conceituam como:

Marketing 5.0 é a aplicação de tecnologias que mimetizam o comportamento humano para criar, comunicar, entregar e aumentar o valor ao longo da jornada do cliente.

Em outras palavras, o Marketing 5.0 é o Marketing baseado em dados, no qual um grupo de tecnologias deve ser utilizado para compreender o comportamento das pessoas, identificar como se dá a jornada de compra e ser cada vez mais relevante, indo muito além da relação compra e venda, especificamente. Esse grupo inclui:

  • Inteligência artificial;
  • Processamento de linguagem natural (PLN);
  • Sensores;
  • Robótica;
  • Realidade Aumentada (RA) — e por que não destacar aqui o metaverso, assunto atual e relevante para diversos mercados?;
  • Realidade Virtual (VR);
  • Internet das coisas;
  • Blockchain.
homem em pé em uma janela simulando uma experiência digital imersiva
Touann Gatouillat Vergos on Unsplash

Sendo assim, a junção dessas ferramentas tecnológicas permitirá que os profissionais de Marketing tenham cada vez mais o pensamento focado na análise big data para oferecer valor e proporcionar a oferta precisa ao cliente certo.

Em que o Marketing 5.0 se difere dos demais?

Como chegamos ao Marketing 5.0? Quais as vantagens e abordagens essenciais ele tem de diferente, em relação aos anteriores? Fizemos um resumo das outras versões do Marketing, segundo Philip Kotler, para você ter um panorama dessa evolução. Acompanhe.

Marketing 1.0

Esse é o modelo do Marketing tradicional, onde o foco era a divulgação dos produtos e serviços em massa — como na TV e no rádio, por exemplo. À época em que foi lançado, não havia tanto conhecimento e tecnologia para desvendar o comportamento humano, por isso, sua base é bastante simples.

A primeira versão do Marketing é focada na venda direta, centrada no produto e não há priorização da construção da marca e ampliação de awareness perante o mercado. Nesse sentido, o foco até então era apenas vender, e não havia tanta preocupação com as necessidades e os desejos do consumidor.

Marketing 2.0

Eis que surge um conceito dessa estratégia que é mais consciente quanto às necessidades dos clientes. Assim, as empresas começam a manter o consumidor no centro na hora de tomar as decisões voltadas aos produtos e serviços.

Nesse momento, a satisfação do cliente é priorizada e o foco já não é mais na divulgação em massa e na venda bruta, e sim, na diferenciação de cada produto, serviço ou na experiência com a própria marca. Com isso, são reduzidos os esforços com as estratégias de comunicação em massa, como visto na versão 1.0.

Marketing 3.0

O Marketing 3.0 foi o marco do Marketing centrado no ser humano. Nessa versão, as pessoas passam a buscar nas marcas que escolhem não apenas a satisfação com o produto ou serviço que consomem, mas também gratificação espiritual, com base em seus valores.

Nesse sentido, as organizações planejam suas ações não apenas para resolver demandas pontuais de seus consumidores, como também para oferecer soluções para problemas ambientais e sociais do mundo. De acordo com Kotler, o Marketing 3.0 é considerado o estágio final do Marketing tradicional.

Além disso, as redes sociais começam a ser porta-vozes de desejos de consumo, insatisfações com marcas, produtos e serviços, entre outros. Elas também ajudam a entender novos modelos de consumo necessários para as marcas se atualizarem à nova realidade onde o consumidor passa a ser protagonista.

Marketing 4.0

Com o consumidor cada vez mais crítico e consciente quanto às ações das empresas, a passagem para o digital foi o marco do Marketing 4.0. Essa foi a transição entre o marketing tradicional para o digital, mas com foco na diferenciação entre “fazer Marketing no mundo digital” e o Marketing digital em si.

O foco dessa versão do marketing era em apresentar novas ferramentas para atender os clientes em pontos de contatos híbridos (físicos e digitais) durante toda a jornada de compra.

pontos de contato físicos e digitais com os consumidores

Porém, ainda que a internet e a tecnologia já estivessem presentes no dia a dia das pessoas e nas ações das empresas, no panorama que Kotler faz no livro Marketing 5.0, ele conta que, à época, entendia-se que os profissionais da área ainda estavam em transição e adaptação para o mundo digital.

Marketing 5.0

Eis que surge a pandemia de covid-19 e a digitalização nos negócios foi acelerada. Para Kotler:

"É hora de as empresas liberarem plenamente a força das tecnologias avançadas em suas estratégias, táticas e operações de marketing. A tecnologia deve ser alavancada para o bem da humanidade".

A partir das tecnologias e de análises big data — essenciais para negócios feitos na internet, para a internet e para quem está cada vez mais conectado — é possível que os profissionais de marketing personalizem as estratégias de venda e relacionamento, assim como as experiências para cada cliente.

Para finalizar o entendimento da relação da versão 5.0 com as demais, tenha em mente que o Marketing 5.0 se baseia na antropocentricidade do Marketing 3.0 e no poder tecnológico do 4.0. É a integração da tecnologia para desvendar o comportamento humano e que as marcas precisam se atentar cada vez mais.

Quais são os elementos do Marketing 5.0?

O Marketing 5.0 já é a realidade. Ele baseia-se em pilares essenciais não só para relação de compra e venda das marcas com seus consumidores, mas também no relacionamento das pessoas com as marcas a nível emocional.

E para atender aos anseios e necessidades dos clientes, ampliar awareness e se tornar a marca do coração do consumidor, essa estratégia auxilia com os seguintes componentes e diretrizes.

1. Marketing direcionado a dados

Tomar decisões deve ser uma ação estratégica nas empresas e por isso, o Marketing deve ser sempre orientado por dados. A análise big data também deve considerar tanto os fatores internos, como as fortalezas da organização, quanto externos, como as oscilações do mercado e as informações dos consumidores que influenciam sua jornada de compra.

2. Marketing Ágil

A coleta de dados é importante, porém precisa ser uma atividade ágil e otimizada. Por isso, a agilidade vem elencada como o segundo componente do Marketing 5.0 e que deve ser considerada de modo urgente pelas empresas.

Nesse sentido, produtos e campanhas de marketing precisam ser desenvolvidos com foco na agilidade com que a sociedade muda. Por isso, os autores afirmam que dados e agilidade precisam andar lado a lado se o foco da empresa é ter sucesso em suas operações.

3. Marketing Preditivo

Com uma análise preditiva, feita por meio do uso da tecnologia, é possível prever resultados das campanhas de marketing, ainda antes do lançamento. Essa é uma atividade essencial para direcionar esforços e budget com estratégia e de maneira eficiente. Adiante, você verá como fazer isso na prática.

4. Marketing contextual

Esse quarto pilar se resume em atender cada cliente de acordo com seu contexto, de forma personalizada e individualizada. Para isso, se couber à empresa, é possível oferecer essa personalização com o uso de sensores e interfaces digitais no espaço físico.

impressão digital sob superfície

5. Marketing Aumentado

Esse é um componente do Marketing 5.0 bastante interessante e útil para os profissionais da área. Consiste em utilizar a tecnologia digital para aumentar e melhorar a produtividade dos especialistas do setor que têm contato direto com os clientes.

Aqui, se destacam os pontos de contato como chatbots e assistentes virtuais cujo atendimento e interação assemelham-se ao comportamento humano. Nesse ponto, o calor humano e a empatia devem ser elementos essenciais no contato com os consumidores. Só assim a empresa conseguirá se tornar verdadeiramente human analytics.

Essas são as cinco principais bases do Marketing 5.0. No entanto, saiba que essas são vertentes essenciais que se desdobram em outros assuntos importantes para a sociedade e as empresas e que são abordadas no livro, como: as gerações e as mudanças no comportamento de compra, as ideologias e estilo de vida, o apoio à causas, entre outros.

Como aplicar e como o Marketing 5.0 auxilia os negócios?

Como você conferiu, as ferramentas tecnológicas ajudam a coletar e compilar dados cada vez mais importantes para ser relevante na vida do seu consumidor. No entanto, as análises comportamentais são de responsabilidade do profissional de marketing.

Ou seja: a máquina sabe ler o comportamento, mas os dados precisam ser estudados para que as estratégias sejam planejadas a partir dos melhores insights obtidos dessas análises. Afinal, informação guardada na gaveta, por mais relevante que seja, não ajuda a vender mais.

Por isso, selecionamos algumas formas de aplicação para melhorar os seus negócios a partir de uma coleta de dados bem-feita e, em seguida, da mensuração estratégica dos resultados.

Avaliar se o conceito do produto terá sucesso no mercado

Anteriormente falamos da análise preditiva e como isso pode ajudar um produto (ou serviço) ser sucesso de vendas. Agora, você entenderá como isso é possível por meio de dados — sim, eles novamente!

Como se diz por aí, os números não mentem jamais, e por que não confiar neles para entender se um produto tende a ser aceito ou não pelo mercado? A melhor forma de fazer isso é investindo em pesquisas de mercado voltadas para teste de conceito.

Essa é a ferramenta mais eficiente para testar ideias, campanhas de marketing e conceitos de produtos para avaliar a aceitação futura e o potencial de vendas.

Mapear a jornada do cliente com eficiência

Quem atua com Marketing sabe que entender a fundo a jornada do cliente é essencial para planejar as estratégias de vendas e melhorar os resultados. E é por meio da tecnologia que consegue-se fazer isso de forma eficiente e sem se basear em achismos.

Ciente dos pilares do Marketing 5.0, é possível ir além das estratégias de vendas, como planejar a comunicação de forma otimizada, oferecendo a personalização e proximidade que o cliente precisa.

pessoas interagindo com máquina de inteligência artificial
@thisisengineering on Unsplash

Oferecer atendimento ágil e alinhado às necessidades dos consumidores

Além da agilidade para resolver qualquer pendência ou problema, os clientes também desejam um atendimento mais empático e resolutivo. Afinal, poucas coisas são mais estressantes para o consumidor do que ter de repetir sua solicitação várias para pessoas diferentes.

Inclusive, um bom atendimento é um dos atributos mais valorizados pelos clientes, principalmente na fase de avaliação de uma empresa, sendo um item fundamental para 94% dos consumidores.

Para finalizar, entenda que o Marketing 5.0, além de ser a versão mais moderna, é a que oferece a melhor conexão e integração das marcas com os valores da sociedade.

Além disso, esse é o momento ideal para aproveitar os melhores recursos tecnológicos a favor da aproximação com seu consumidor, tornando sua empresa cada vez mais significativa na vida dessas pessoas. Por isso, tire o máximo proveito dos conceitos que você viu aqui para aumentar as suas receitas!

Gostou de entender melhor como funciona o Marketing 5.0? Você pode conferir mais dicas importantes para as ações de Marketing ao assinar a nossa newsletter e receber conteúdos exclusivos toda semana.

(foto de capa: Guillaume Bourdages on Unsplash)


Início