Pesquisa de Hábitos e Atitudes: por que e como fazer um U&A

Aprenda a usar a metodologia que permite compreender em detalhes quais são os hábitos e comportamentos dos consumidores e shoppers da sua categoria.


clock
4 min
Pesquisa de Hábitos e Atitudes: por que e como fazer um U&A

Os hábitos e atitudes dos consumidores mudam muito rápido e para estar sempre acompanhando essas tendências e garantindo que os objetivos da sua marca caminhem junto, realizar constantemente pesquisas de Hábitos e Atitudes (U&A) é indispensável.

A metodologia de pesquisa de Hábitos e Atitudes - ou U&A (Usage and Attitude)- busca compreender como e por que as pessoas consomem uma determinada categoria e/ou marca para identificar oportunidades.

Essa ferramenta oferece, portanto, dados reais sobre hábitos, necessidades e motivações. Por isso, é comum que você obtenha também insights sobre onde e em quais momentos as pessoas estão comprando e os fatores que as influenciam nessa jornada.

Composição familiar e do lar, hábitos de consumo de mídia e conteúdo, rotina e planejamento, relevância de marcas e categorias são apenas algumas das dimensões contempladas  em uma pesquisa de hábitos e atitudes.

Ela é indicada para aqueles que desejam mapear links entre comportamento de uso e opiniões para definir em quais consumidores focar. Neste artigo, você vai entender melhor como ela funciona e por que é tão importante para sua marca se manter competitiva!

Quando realizar um estudo de hábitos e atitudes?

Qualquer empresa pode (e deve) realizar uma pesquisa para identificar hábitos e atitudes de seus consumidores a respeito de sua marca ou categoria.

Ela é ainda mais estratégica para empresas que buscam ajuda para identificar perfis atitudinais de seus públicos-alvo para criar peças publicitárias e campanhas de marketing.

Também é muito eficiente para ajudar nas decisões de empresas que desejam identificar drives de barreira no processo de escolha e na tomada de decisão do consumidor para fortalecer suas estratégias de marketing e vendas.

Com a metodologia MindMiners de U&A você encontrará respostas para as seguintes perguntas:

  • Quais são os fatores que influenciam o consumo do seu produto/categoria?
  • Como é a vida e a rotina do seu consumidor?
  • Quais são as motivações de compra?
  • Quais meios de comunicação e conteúdo ele consome com mais frequência?
  • Qual o grau de identificação dos seus consumidores com a sua marca e com marcas concorrentes?
banner-clsuters

Como funciona um estudo de hábitos e atitudes?

O questionário MindMiners de hábitos e atitudes está pronto para uso. Os blocos de perguntas (e a sequência em que são apresentadas) foram pensadas para entregar os melhores insights quando o assunto é comportamento do consumidor.

Composição familiar e do lar: estado civil,  onde e com quem mora, se tem filhos.
Trabalho e estudos: formação, área de atuação, com o que trabalha no momento.
Hábitos de consumo de mídia (online, offline e content): frequência e hábitos de consumo quando o assunto é conteúdo, redes sociais e mídias.
Hobbies e lazer - o que gosta de fazer nas horas vagas: hobbies, filmes e gênero musical preferidos.
Autocaracterização e socialização: características pessoais e como se comporta diante de determinadas situações.
Rotina e planejamento: atividades presentes em seu dia a dia e satisfação com os diversos momentos que compõem sua vida.
Saúde, alimentação e prática de exercícios físicos: como se alimenta, realiza atividades físicas, quais são elas, e se faz algum tipo de dieta.
Relevância de marcas e categorias: influência das marcas na intenção de compra de diferentes categorias x grau de identificação.
mulher sentada em uma cadeira em um restaurante, sorrindo e com a mão sob o rosto
Photo: Brasil com S

Quais insights esse tipo de pesquisa me entregará?

A pesquisa de hábitos e atitudes da MindMiners foi desenvolvida com o objetivo de entregar insights como:

  • Apresentação visual e didática que traduz o comportamento do seu consumidor ideal.
  • Lista de fatores que impactam no comportamento do seu público-alvo.
  • Padrões de consumo de informação e mídia para que você saiba qual o melhor mix de Marketing para sua estratégia de marca/produto.
  • Mapa de oportunidades traçado a partir das diferentes necessidades e percepções do consumidor a respeito da sua categoria.

Esses insights são distribuídos em blocos de perguntas para que as análises sejam tratadas de forma mais eficiente. Acompanhe abaixo:

Perfil sociodemográfico

Esse bloco de perguntas oferece dados mais objetivos e racionais sobre o seu público-alvo:

  • Composição familiar e do lar;
  • Trabalho e estudos;
  • Rotina e planejamento.

Perfil Atitudinal

Aqui você encontrará características comportamentais do seu consumidor sobre:

  • Hobbies e lazer;
  • Autocaracterização e socialização;
  • Saúde, alimentação e prática de exercícios.

Consumo de informação e mídia: entenda onde e como seu consumidor consome conteúdo para alinhar seu plano de branding e divulgação:

  • Internet e redes sociais;
  • Mídia offline;
  • Conteúdo.

Relevância de marcas e categorias: o bloco final busca identificar a importância que seus consumidores atribuem à marca na hora da decisão de compra por diferentes produtos e categorias. Dessa forma, você terá como avaliar padrões e onde focar sua estratégia de Marketing e Branding.

A metodologia de pesquisa da Hábitos e Atitudes é muito útil para elevar o nível de informações sobre seu principal target e, com isso, ter ainda mais eficiência e estratégia ao planejar as diversas ações da sua empresa.

Que tal conferir, na prática, como esse estudo funciona, e de forma gratuita?

Clicando no banner abaixo você conta com 15 dias grátis para colocar a mão na massa, com a possibilidade de usar um modelo de pesquisa que já vem pronto, ou customizá-lo, caso precise. Aproveite para testar agora mesmo!

banner-trial

Início