Defina sua estratégia de branding com a ajuda dos consumidores

Saiba como os consumidores podem te ajudar na construção da sua estratégia de branding, assim como ferramentas para tornar essa prática uma realidade.


clock
3 min
Defina sua estratégia de branding com a ajuda dos consumidores

É muito comum ver empresas construindo sua estratégia de branding a portas fechadas. Afinal, se tem “estratégia” no meio, tem que ser confidencial, certo? Mais ou menos.

Na verdade, essa ideia de manter tudo em segredo acaba fazendo os profissionais de Marketing se esquecerem da importância de consultar o consumidor antes de tomar decisões.

Quem melhor do que eles para dizer se aquele conceito de branding está realmente alinhado à sua marca? Ou se determinada ação irá ou não ser suficiente para engajar e - mais importante - converter? Compartilhar caminhos com quem será impactado diretamente pela estratégia é um jeito simples e eficaz de escolher a melhor opção para a sua marca.

A seguir, vamos falar sobre como os consumidores podem te ajudar na construção da sua estratégia de branding, assim como ferramentas para tornar essa prática uma realidade dentro da sua empresa. Espero que goste!

O que é branding?

Antes de começar a falar sobre a ajuda que os consumidores poderão dar na hora de construir sua estratégia de marca, é importante alinhar o conceito de branding. Isso porque muita gente costuma confundir branding com logotipo. Você é uma dessas pessoas? Se sim, não se preocupe.

Apesar de uma coisa estar diretamente relacionada com a outra, o conceito de branding e logotipo estão longe de ser sinônimos. O logotipo é a representação visual da sua empresa. Já o branding cuida de quase tudo que está relacionado com a marca da sua empresa, num sentido bem mais amplo.

Nesse aspecto, o conceito trabalhado por Laura Busche, autora do livro “Lean Branding”, é bastante pertinente:

O conceito de marca é uma história que o consumidor ou cliente lembra quando pensa em você. Não é uma tarefa de designers, marketing ou consultores. É uma tarefa de todos. Branding é um verbo, não um logo.

Para muitos profissionais, inclusive, marca e negócio acabam sendo uma coisa só. Ao compreender isso fica fácil entender também que uma marca comunica a todo momento, e não apenas com campanhas e esforços publicitários.

O papel do branding é, portanto, pensar a marca a partir de toda a sua complexidade e pontos de contato, e não apenas aqueles que estão ligados às disciplinas do Marketing.

Se quiser saber um pouco mais sobre tendências e o que está por vir no mundo do branding, esse texto do nosso blog poderá ajudar.

Mas, se o seu desafio é construir uma marca no ambiente online, temos também um artigo sobre e-branding para te orientar nesse desafio.

Como os consumidores podem contribuir para sua estratégia de branding?

Conhecer a opinião dos seus consumidores é fundamental não apenas quando você vai lançar um novo produto ou serviço, mas também para sua estratégia de branding.

Eles são o termômetro da sua marca e poderão indicar como anda sua imagem, sua reputação e como suas ações têm sido recebidas e percebidas por cada um. Em todos os casos aqui descritos, a pesquisa é a ferramenta mais indicada. Por meio dela, você poderá ouvir tudo o que o consumidor tem a dizer sobre você.

Para te ajudar nessa missão, e fazer com que sua empresa ganhe tempo e consiga estruturar um plano de branding em pouco tempo, é possível contar com soluções e tecnologia que automatizam o processo de construção de questionário e facilitam a análise. A MindMiners é uma dessas soluções em consumer insights, fornecendo maior autonomia e agilidade para que seu foco esteja na área de Branding, para poder desdobrar os dados encontrados em ações de marca.

Basta definir qual o seu objetivo com a pesquisa e dar início ao seu projeto dentro da plataforma, a partir de blocos de perguntas pré-definidos.

Possibilidades de pesquisa

Nesse momento, pode surgir dúvidas sobre qual tipo de pesquisa mais adequada para criar uma boa estratégia de branding. A verdade é que não existe uma única resposta, afinal, dependerá do momento da empresa, da necessidade e do objetivo.

Alguns exemplos de pesquisa que você pode fazer:

Pré-teste de comunicação: serve para avaliar a eficiência de peças/criativos de uma campanha antes da veiculação;

Teste comparativo: ajuda a comparar duas campanhas publicitárias antes da veiculação para escolher a mais assertiva;

Pós-teste de comunicação: mensura a eficácia de uma comunicação já veiculada e seu impacto na intenção de compra do cliente/consumidor;

Saúde de marca: auxilia no diagnóstico detalhado da sua marca para direcionar sua estratégia de branding, trazendo dados sobre awareness de marca, funil de consumo, comparativo com concorrentes, dentre outros.

Essas são apenas algumas das possibilidades, mas existem outras. Se quiser saber mais, considere entrar em contato com um de nossos especialistas para entender melhor como a pesquisa de mercado pode ajudar na construção de branding da sua marca.


Início