Drip campaign: a estratégia que já é tendência para o futuro do varejo

O drip campaign ou drip shipping é a nova tendência que consiste em estratégias feitas de gota em gota, com o objetivo de aproximar o seu consumidor. Acompanhe!


clock
5 min
Drip campaign: a estratégia que já é tendência para o futuro do varejo

O drop shipping, estratégia online que consiste em comercializar produtos sem, virou moda no e-commerce justamente pela possibilidade de centralização de fornecedor, se tornar uma venda mais simples para os negócios.

Acontece que único agora ganha e se tornam experiências únicas que são exclusivas, personalizadas e . Dentro dessa premissa está o conceito de drip campaign ou drip shipping .

Já ouviu falar nessa tendência? Se não, não se preocupe, pois o termo é relativamente novo no Brasil e asseguramos que você não dormiu no ponto — ou pelo menos não tanto.

E é exatamente para você preparar e planejar o timing para implementar ações na sua que preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre essa estratégia que está impactando o varejo . Aproveite a leitura!

O que é drop shipping?

Por que é importante você entender o que é drop shipping antes de entrarmos no drip shipping (ou drip campaign)? Compreender o contexto que nos leva a essa abordagem é relevante, pois, de maneira geral, o drop shipping representa uma cadeia contrária ao que estamos propondo à reflexão aqui.

Drop shipping é um modelo de negócios no qual as empresas podem operar sem ter um estoque próprio de produtos. Sendo assim, elas têm parcerias com fornecedores e os pedidos são feitos diretamente para esses parceiros, sendo eles os responsáveis por enviar as mercadorias ao consumidor final.

Esse é um formato que organizações como Amazon, AliExpress e Mercado Livre adotam. Mas, por que esse tipo de vendas tem dado tão certo? Alguns dos motivos são os que apontamos no início: a descentralização de produtos e a independência dos vendedores.

Além disso, vantagens em relação a ter menos custos com o negócio, a vasta seleção de produtos, a venda em larga escala e facilidade de escalação são outros dos principais atributos desse formato.

São esses últimos, principalmente, que atuam na contramão do drip shipping. Continue para entender melhor como funciona esse conceito e como ele pode fazer a diferença nas suas estratégias daqui para frente.

Pessoa produzindo peça de artesanato
Personalização e exclusividade são as principais bases do drip campaign - Photo by Tanaphong Toochinda on Unsplash

E o drip campaign (ou drip shipping)?

O drip campaign é o termo que se refere à “campanha de gotejamento”. São estratégias planejadas a “conta-gotas” ou de gota em gota. Ou seja: pensadas de forma minuciosa e com sua distribuição feita ao longo de vários dias.

Um termo diretamente relacionado ao drip campaign é o drip marketing, cujas ações de marketing, especialmente as feitas com e-mail marketing, são feitas por meio de disparos únicos em vez daqueles envios em massa, onde não existe muita personalização.

Porém, o que é importante entender é todo o conceito que elucida o termo de drip shipping (e que desdobra em drip campaign e drip marketing): é planejar as ações da empresa, todas elas, focadas em oferecer pequenas doses de relevância e exclusividade para o seu cliente, de forma constante.

Aí está a diferença entre os termos, de maneira resumida: enquanto o drop shipping trabalha com escala, volume, padronização — um estoque com milhares de pares de produtos iguais e que serão distribuídos por todo o país —, o drip shipping oferece exclusividade, personalização e alcance de alvos com precisão.

Quais as vantagens de investir em drip shipping?

Enquanto o varejo, a nível mundial, ainda tem o modelo de drop shipping muito enraizado, no qual os produtos e campanhas são lançados de forma tradicional e de uma vez só, o drip campaign atua de maneira distinta. Ele é impulsionado pela demanda e mostra-se como um promotor de mudanças e tendências.

E, como você já deve estar imaginando, promover tendências consiste em mudar toda a cadeia de produção e desenvolvimento de empresas de diversos segmentos.

Essa proatividade pode ser a inovação que seu negócio precisa para se conectar com seu público de forma diferenciada das demais empresas. Afinal, não é novidade que os consumidores estão mais exigentes e esperam cada vez mais das companhias.

Adotar estratégias voltadas para o conceito de drip campaign já é estar à frente, pois isso demanda que as empresas conheçam seus consumidores a fundo, identifiquem ações que estejam em verdadeira sintonia com seus interesses e, consequentemente, isso gera mais vendas.

Além de colher os frutos das estratégias planejadas de forma mais próxima e contínua, os negócios percebem vantagens como as que você verá a seguir.

Menos cancelamentos de assinaturas de e-mail

Quando falamos em drip campaign e drip marketing estamos falando em gatilhos predefinidos, especificidades, relacionamento feito gota a gota, e isso requer elaborar ações bastante direcionadas para torná-las atraentes de verdade.

A ideia aqui não é enviar e-mails ou planejar atividades em massa para atrair uma multidão de pessoas. O objetivo é trabalhar de forma contrária: é sempre ter em mente aquela pessoa com a qual a sua empresa pretende se relacionar e elaborar ações totalmente focadas nela.

Ciente disso, saiba que quanto mais personalizadas e próximas forem as abordagens com essas pessoas, mais chances você terá de conquistar autoridade e a confiança do seu público.

Por consequência, isso leva à redução de cancelamentos de assinatura de e-mail e ajuda a estreitar o relacionamento já que o cliente entende que o conteúdo que receberá será relevante para ele.

consumidor realizando uma compra com atendente sorridente que segura um celular na mão
Photo by Clay Banks on Unsplash

Reforça a marca de maneira positiva e constante na mente do consumidor

Existe um ditado que diz que “quem não é visto, não é lembrado” e isso pode ser aproveitado pelas marcas quando o assunto é drip campaign. É importante sempre estar presente na vida do seu cliente para que ele mantenha uma imagem viva da empresa.

No entanto, não há dúvidas de que essa imagem precisa ser disseminada de forma positiva, afinal, ninguém quer ser lembrado negativamente. Nesse sentido, as ações de drip marketing servem como um reforço contínuo, feito de gota em gota a fim de estreitar o relacionamento com os consumidores de forma gradual e confiável.

Mas, como isso acontece, na prática? Ao estabelecer uma conversa permanente com seus clientes — e isso pode ser feito pela nutrição com conteúdos ao longo das etapas do funil de vendas, por exemplo — eles passam a ter mais confiança na empresa e são guiados de forma natural pelos estágios de compra.

Assim, mesmo que uma compra não seja fechada de imediato, é bem provável que o consumidor mantenha a marca sempre em mente quando estiver pronto para avançar nesse tipo de relacionamento.

Como implementar estratégias de drip campaign na empresa?

Tenha em mente que no drip campaign tudo deve ser único, principalmente as experiências do cliente. Nesse sentido, é possível elaborar atividades das mais simples às mais estratégias, e aproveitar oportunidades para planejar ações que vão desde:

  • a oferta de brindes personalizados com algo que só a empresa tem e que será exclusivo para seus clientes;
  • elaborar campanhas que envolvem trocas de produtos antigos por outros de novas coleções — e por que não promover a doação dos objetos já adquiridos em prol de outras causas?;
  • convidar clientes para eventos exclusivos e fechados da marca;
  • personalizar conteúdos para guiar a jornada de compra de forma inovadora e mais intimista;
  • reforçar o valor do produto com a oferta de campanhas de recompensas diferenciadas.

Vale ressaltar que adotar estratégias de drip campaign não é sinônimo de abrir mão da tecnologia e da automatização de certos processos e sim, ter em mente que dá para aliar as duas frentes. Isso quer dizer que uma coisa não exclui a outra.

Inclusive, quando utilizada de forma correta, a tecnologia só tende a ajudar nos processos que podem ser conectados com os dispositivos adicionais e próximos do seu consumidor, de forma a tornar uma forma mais profunda.

Tem interesse em saber mais sobre isso? Este artigo pode te ajudar a entender melhor a relação do seu público com o mercado. Não deixe de conferir e complementar sua leitura!


Início