5 dicas para vencer a concorrência e se destacar no mercado

Separamos 5 dicas para a sua empresa vencer a concorrência e ocupar uma posição de destaque. Acompanhe!


clock
3 min
5 dicas para vencer a concorrência e se destacar no mercado

Disputar com grandes concorrentes e tornar-se a primeira opção de escolha dos consumidores é o sonho de toda empresa. Porém, com o mercado cada vez mais competitivo, essa acaba sendo uma tarefa bastante difícil.

Mas tenha em mente que sair à frente não é impossível, e para te ajudar, separamos aqui 5 dicas para vencer a concorrência e ocupar uma posição de destaque no seu segmento. É claro que você não vai ficar de fora dessa!

1 – Conheça seus concorrentes

Tão importante quanto saber quem é o seu público-alvo é identificar quem são os seus concorrentes. Para isso, é fundamental conhecer os produtos e serviços que a concorrência oferece e analisar seus pontos fortes e suas limitações. Entender  a fundo como eles jogam te ajudará a antecipar sua jogada.

Você pode fazer uma pesquisa de lembrança de marca, ou de avaliação de saúde da marca de seus concorrentes, e comparar com os resultados dessas mesmas pesquisas realizadas em relação à sua marca.

Temos certeza de que isso também te interessa: Lembrança de marca: entenda como você é recordado pelo cliente

2 – Conheça seu público-alvo

Quem é o público que a sua empresa quer atingir? Responder a essa pergunta é fundamental para que você saiba com quem está lidando. Procure identificar as demandas, os desejos, as necessidades e as expectativas do seu público-alvo.

Conhecer algumas variáveis, como faixa etária e hábitos de consumo, também pode ser útil na hora de traçar o perfil dos seus consumidores e oferecer as soluções que eles procuram.

Uma ferramenta muito útil para esse tipo de diagnóstico é a plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners, que permite fazer as mais variadas pesquisas digitais, com agilidade e um custo bastante acessível.

Além disso, a plataforma permite que você colete o máximo de informações e tome as melhores decisões de marketing com o objetivo de vencer a concorrência.

um homem e uma mulher batem as mãos sorrindo, em sinal de parceria
Photo by krakenimages

3 – Encontre seu diferencial competitivo

Agora que você já conhece seus concorrentes, responda à seguinte pergunta: qual é o diferencial que a sua empresa oferece? O pensamento aqui pode ser como em uma entrevista de emprego: por que devemos te contratar?

Por que o consumidor escolhe comprar de você e não de outra marca? Não há como combater a concorrência se você não oferece algo diferente, único. Esse diferencial pode ser um atendimento personalizado, produtos, serviços e promoções exclusivas, brindes, programas de vantagens, entre outros.

Tenha bem claro qual é seu diferencial e o fortaleça ao máximo para ser a preferência de seus clientes diante da concorrência.

4 – Invista em estratégias de marketing

Investir em marketing está entre as dicas para vencer a concorrência que muitos acabam negligenciando em tempos de crise. Um grave erro, porque quem não é visto não é lembrado e, perante à concorrência, a sua empresa precisa ser vista — e bem-vista.

Boas estratégias de marketing são responsáveis por garantir visibilidade à sua marca e fazer com que ela tenha reconhecimento entre o público e no mercado.

Não adianta oferecer bons produtos e serviços se o seu potencial cliente não souber que a sua empresa existe. Quer saber qual o valor ideal para investir em marketing?

Confira este post em nosso blog: Como investir em marketing e manter sua verba sob controle?

5 – Treine a equipe de atendimento

Dentre as dicas para vencer a concorrência, é bem provável que essa seja a mais subestimada de todas. Isso porque muitos profissionais preocupam-se mais em oferecer produtos que superem a qualidade daqueles oferecidos pelos concorrentes.

A questão é que, além da qualidade do produto, o cliente procura também ser bem atendido. As chances de um consumidor adquirir um produto da sua empresa podem aumentar consideravelmente quando ele recebe um atendimento amigável, eficiente e que o faça se sentir especial.

Dessa forma, um programa de treinamento eficaz da equipe de atendimento pode fazer com que a sua empresa se diferencie no mercado.

Além de oferecer treinamento, mensurar a satisfação no atendimento por meio de uma pesquisa também é importante. As pesquisas são ótimas aliadas para entender a visão do cliente sobre o atendimento, assim como para coletar dados para melhorias.

Tem interesse em entender como fazer isso e como funciona uma pesquisa específica para esse objetivo?

Temos um artigo que ajudará a entender como superar as expectativas do seu cliente e se destacar na concorrência com uma Pesquisa de satisfação de atendimento ao cliente. Aproveite para saber mais!

(foto de capa: GR Stocks)


Início