Como precificar seu produto?

Aprenda como a pesquisa de sensibilidade de preço ajuda a precificar um produto a partir da percepção de valor do consumidor.


clock
3 min
Como precificar seu produto?

Para profissionais de marketing e empresas dos mais diversos segmentos, uma das perguntas mais comuns dentro de suas rotinas se refere à precificação.

Na prática, precificar um produto pressupõe avaliar o momento econômico, investigar as práticas da concorrência, delimitar um público-alvo, compreender o que esses consumidores desejam e quanto estão dispostos a pagar, além de considerar custos internos.

Para garantir que esse tipo de decisão seja tomada com segurança, é necessário fazer uma pesquisa de sensibilidade de preço. Por meio dela, você será capaz de pautar sua estratégia a partir de métricas e informações obtidas junto a pessoas reais, reduzindo assim os riscos de fracasso em um lançamento  ou reposicionamento de um produto.

Com a ajuda deste artigo você vai conhecer os benefícios de uma pesquisa focada na avaliação de preço e na percepção de valor de um produto sob o ponto de vista do consumidor. Vamos lá?

O que é Pesquisa de Sensibilidade de preço?

Criado pelo economista holandês Peter van Westendorp em 1976, a pesquisa de sensibilidade ao preço (ou Price Sensitivity Model – PSM, em inglês) é uma das principais metodologias de pesquisa de marketing para avaliar a precificação de produtos.

Sua implementação e análise indicam o preço ideal e faixa de preços aceitáveis de determinado produto a partir do que é percebido pelo consumidor como caro e barato.

Além disso, e para situações nas quais o produto já está no mercado, o PSM permite determinar se o preço atual está de acordo com a percepção de valor daquele produto, bem como mensurar a queda de demanda conforme o preço aumenta.

Para sua realização, aplica-se um questionário para avaliar quais valores o entrevistado considera barato, caro, barato demais e caro demais para o produto ou serviço em questão.

Quando utilizar esse tipo de pesquisa?

Apesar de suas amplas possibilidades de utilização, a pesquisa de sensibilidade ao preço é indicada para empresas que estejam enfrentando necessidades semelhantes às listadas abaixo:

  • Ganhar uma fatia de mercado de um produto por meio de estratégias de preço, principalmente pela redução de preço, sem impactar na percepção de qualidade do produto;
  • Aumentar a margem de um produto com o menor impacto possível na demanda e posicionamento de marca;
  • Avaliar uma categoria ou mercado em que atua ou pretende atuar com um produto para definir se há mudanças de atividade relevantes como, por exemplo, uma crise de demanda.

O que você poderá obter a partir de uma pesquisa de sensibilidade de preço?

De maneira geral, esses são alguns dos resultados que poderão ser obtidos a partir de uma boa pesquisa:

  • A amplitude de preços que um produto pode explorar sem impactar significativamente sua demanda ou posicionamento;
  • A variação da demanda de um determinado produto em função da oscilação da curva de preços dos demais produtos avaliados;
  • A indicação de preço ótimo, mínimo e máximo a ser praticado.

Por se tratar de uma metodologia tradicional de pesquisa, nossa orientação é que você construa seu questionário a partir dos padrões predefinidos por especialistas na área. Caso contrário, os resultados obtidos poderão ser comprometidos.

Para facilitar a realização de projetos como esse, nossa plataforma automatizada de pesquisa oferece o que chamamos de questionários certificados. Ou seja, questionários metodologicamente testados e já prontos para uso.

Em nossa plataforma, você encontrará modelos para desafios relacionados à precificação, teste de produto e sensibilidade ao preço.

Pesquisa de sensibilidade de preço (PSM) na prática

Veja um exemplo da pesquisa utilizada pelos clientes da MindMiners e parceiros.

As informações sobre a importância e os benefícios de se realizar uma pesquisa de sensibilidade ao preço foram úteis? Então, teste seus conhecimentos e crie seu primeiro projeto em nossa plataforma de pesquisa automatizada clicando no banner abaixo.

banner-trial

(crédito de capa: Foto de Mark Fletcher-Brown na Unsplash)


Início