Como fazer pesquisa de satisfação do cliente?

Descubra como fazer pesquisa de satisfação ao cliente e conheça os principais passos desse processo: questionário, entrevistas e análise.


clock
3 min
Como fazer pesquisa de satisfação do cliente?

Saber como fazer pesquisa de satisfação ao cliente vai muito além de perguntar: “Você está satisfeito com o serviço prestado”.

A satisfação sozinha não reflete no crescimento da receita de sua empresa, para os novos consumidores as marcas precisam focar em detalhes da experiência de compra, criando momentos únicos.

A pesquisa de mercado digital é sua aliada para conhecer esses momentos e medir a satisfação do cliente, trabalhando com metodologias aplicadas em grandes empresas e de insights rápidos.

Muitas vezes os consumidores não sabem dizer o real motivo deles estarem insatisfeitos, é preciso dar contextos e exemplos.

Na plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners, um dos questionários mais completos permite você classificar o grau de satisfação dos clientes por: qualidade, variedade, proposta de valor, preço, exclusividade, e outros fatores.

Questionar, somente, a satisfação geral de seus consumidores pode gerar um viés em suas respostas e não traduzir a realidade de seu mercado.

Como fazer pesquisa de satisfação ao cliente

Antes mesmo de criar seu questionário de satisfação do cliente ou selecionar um pronto em nossa biblioteca, a qual você confere aqui, é preciso entender quem serão seus respondentes, ou seja, quem vai responder sua pesquisa.

1- Entreviste os seus clientes, mas procure os compradores mais recentes

Se você trabalha na área de fast-food (temos um relatório para você), procure entrevistar pessoas que consumiram seus produtos, no máximo, nos últimos 7 dias.

É difícil os consumidores lembrarem com detalhes de suas experiências de compra como clientes após muitos dias, acabando gerando respostas ruins e que não representam o seu real produto.

Já na categoria de eletrodomésticos, sua pesquisa pode ser realizada em duas etapas, logo após a compra e uma segunda onda da pesquisa após meses de uso.

Isso garante entender se o grau de satisfação que seu cliente tinha no momento da compra melhorou ou piorou após o uso.

Tudo vai variar de seus objetivos de marketing e da vida útil do seu produto.

Produtos com uma vida útil menor, precisam de maior agilidade na realização de pesquisa de satisfação, e produtos com uma vida útil longa, como é o caso de eletrodomésticos, a pesquisa pode ser realizada meses após a compra, dando tempo para o shopper ter experimentando em seu cotidiano o produto.

Lembre-se: não tem como fazer pesquisa de satisfação ao cliente sem levar em conta há quanto tempo interagiu com sua marca.

2- Elaborando um questionário de satisfação do cliente

Elaborar um questionário de pesquisa não precisa ser algo complicado.

Como apresentamos, a plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners trabalha com diversos questionários prontos para uso e com metodologias validadas por especialistas da área:

Os questionários acima podem ser consultados neste link. Todos permitem compreender qual a satisfação dos seus consumidores em diferentes etapas do funil de compra.

3- Analisando e tomando ações

Não adianta saber questionário de satisfação do cliente se isso não levar a ações concretas.

Até agora, apresentamos algumas das etapas ao realizar uma pesquisa de satisfação:

  • planejamento;
  • escolha da amostra;
  • definição/elaboração do questionário;
  • execução do campo de coleta;
  • análise dos resultados para orientar a tomada de decisão.

Lançamos um e-book com foco na etapa de análise dos resultados.

Nosso objetivo foi compartilhar boas práticas para fazer com que a sua pesquisa de satisfação sirva como base para orientar assertivamente diversas estratégias dentro da sua empresa.

Para acessá-lo na íntegra clique aqui.

Pesquisa pronta para satisfação dos clientes?

Explicamos como fazer pesquisa de satisfação ao cliente é você viu que é uma atividade muito importante, podendo ser realizada regularmente ou após ações específicas do seu funil de compra.

Não preocupe-se com o questionário, nossa biblioteca consegue atender suas demandas nas mais diversas áreas. Gostou deste conteúdo?

Saiba como conhecer melhor seus clientes e sair na frente da concorrência. Cadastre-se na plataforma da MindMiners e experimente grátis as funcionalidades e tecnologia Human Analytics por 15 dias.


Início