Como criar uma marca de sucesso em 9 passos

Como criar uma marca de sucesso: veja como definir público-alvo, persona, nome, slogan, logotipo e outros passos desse processo.


clock
4 min
Como criar uma marca de sucesso em 9 passos

Como criar uma marca de sucesso e gerar uma vantagem competitiva para o seu negócio

Quando se pensa em como criar uma marca de sucesso, muitas pessoas acreditam que se trata unicamente de escolher um nome, um slogan e um logotipo para sua empresa. Na verdade, esse é um processo bem mais complexo, em que a criação desses elementos da marca é uma de suas últimas etapas.

Marcas de sucesso fazem mais que fornecer produtos ou serviços que facilitam a vida das pessoas, elas proporcionam experiências que criam fortes laços de relacionamento com o público, que reconhece nelas as mesmas crenças e valores que defendem.

Nesta postagem, vamos apresentar um passo a passo para ajudar você a entender quais as principais fases da criação de uma marca de sucesso.

Como criar uma marca de sucesso passo a passo

1- Determine sua estratégia de negócio

Existem três estratégias principais:

  • Liderança total em custos: a empresa consegue produzir com baixos custos, podendo oferecer ao mercado preços abaixo dos concorrentes.
  • Diferenciação: o negócio tem um desempenho superior em algum benefício importante reconhecido como de alto valor pelo público.
  • Foco: o uso de uma das duas estratégias descritas acima em um segmento específico do mercado.

2- Defina seu público-alvo

Para quem sua empresa pretende vender seus produtos ou serviços? Com base na estratégia de seu negócio, defina o segmento da população a quem sua empresa vai direcionar seus esforços de vendas. É preciso conhecer seus hábitos de consumo, dados demográficos, preferências e comportamento.

3- Crie uma persona

A persona é uma representação fictícia de um consumidor típico da sua empresa, que pode ser criada a partir da pesquisa de público-alvo. Uma marca pode ter várias personas, porque nem sempre vende para apenas um perfil de cliente. Com a definição das personas – com nome, idade, preferências pessoais, crenças, valores e hábitos de consumo – fica mais fácil entender o perfil e o comportamento de seus clientes e criar sua marca com muito mais assertividade, para que o consumidor se identifique profundamente com ela.

4- Deixe claro seu posicionamento

Posicionamento de marca é o lugar que uma empresa ocupa nos corações e mentes de seus clientes, diferenciando-se da concorrência.

O que sua marca faz de diferente e melhor que o resto do mercado para que ela ganhe a preferência de seus clientes? O posicionamento retrata um benefício ou atributo em que sua empresa é superior, como a qualidade, o atendimento, a tecnologia empregada ou a rapidez, entre muitos outros.

Um exemplo clássico (e bem comportado) de posicionamento baseado na qualidade está retratado no slogan usado no Brasil pela empresa de medicamentos Bayer: “Se é Bayer, é bom”.

Por outro lado, marcas com um posicionamento mais ousado podem usar conceitos mais chocantes, como o “Be Stupid”, que marcou as campanhas da marca de roupas Diesel em 2010, retratando claramente o comportamento arrojado e desafiador que a marca queria associar ao seu posicionamento.

Outra forma de reforçar o posicionamento de sua marca é associá-la a causas sociais e políticas, sempre aquelas que correspondem aos valores de suas personas. Ao mostrar a influência e o poder de sua marca nessas áreas, ela se aproximará de seus consumidores.

5- Construa a personalidade da marca

Agora que sua empresa definiu uma estratégia e sabe quem compra, o que compra e por que compra, ela tem como criar uma marca de sucesso de forma mais assertiva. É hora de retratar todos esses conceitos por meio dos elementos da marca, mas, antes de definir logotipos e nomes, é preciso idealizar sua personalidade de marca.

A personalidade da marca é o conjunto de características humanas que podem ser associadas a ela, como confiança, inteligência, carinho, acolhimento e arrojo, por exemplo. A marca Ninho tem uma personalidade carinhosa e acolhedora, fielmente retratada em seu logotipo, onde uma ave alimenta cuidadosamente seus filhotes.


A personalidade de marca é um dos elementos com maior força para criar conexões emocionais e identificação com o público. Ela deve personalizar valores e causas em que seus consumidores acreditam profundamente e estão dispostos a defender.

6- Defina sua proposta de valor

A proposta de valor é a experiência que o cliente vai vivenciar ao se relacionar com uma marca. Ela envolve muito mais que atributos, benefícios e seu diferencial. Comparativamente, se o público-alvo define quem consome sua marca e se o posicionamento define o que ele consome, a proposta de valor é o porquê dessa escolha pelo público.

Como exemplo, pense na Nike e seu slogan “Just do It”. A proposta de valor é uma experiência de alta performance. Beleza, conforto, durabilidade e outros atributos e benefícios são secundários. O que a marca promete é ajudar seus clientes a alcançarem seus objetivos esportivos.

Depois que a marca for lançada, é possível fazer uma pesquisa de Avaliação de Proposta de Valor e verificar o quanto seus clientes estão satisfeitos com a experiência de se relacionar com ela.

7- Escolha do nome

O nome é o primeiro elemento que ativa a lembrança de marca. Ele deve trazer associações fortes, favoráveis e exclusivas com todos os conceitos apresentados nos passos anteriores. Atualmente, a tendência é usar nomes curtos e de fácil escrita e pronúncia, tanto que algumas marcas criaram versões reduzidas de seus nomes:

Coca-Cola: Coke
Lojas Americanas: Americanas
Riachuelo: Rchlo
Chevrolet: Chevy
Budweiser: Bud
Antes da marca ser lançada, é importante fazer um teste de conceito do nome, assim como do logotipo e do slogan.

8- Design do logotipo

É outro elemento da marca que deve facilitar sua lembrança e a diferenciação da concorrência.


Os elementos usados em um logotipo são as cores, as formas, a tipografia (letras) e os símbolos.


Há logos que usam exclusivamente símbolos, como o da Apple, outros que usam apenas tipografia, como o da Coca-Cola, e logos que transformam a tipografia de tal forma que ela se torna um símbolo, como no caso da Volkswagen.

9- Definição do slogan

O slogan é uma frase curta, muitas vezes usada junto ao logotipo, e que comunica o posicionamento da marca. Uma das empresas mais conhecidas por saber como criar uma marca de sucesso, a Coca-Cola, desenvolve novos slogans em intervalos curtos de tempo, sempre fazendo ajustes finos em seu posicionamento em função dos conceitos de suas campanhas publicitárias globais.

É muito importante entender que não há como criar uma marca de sucesso sem testar conceitos e elementos ao longo do processo de construção de marca.

E, ao contrário do que muitos pensam, isso pode ser feito com muita agilidade e investimentos acessíveis, utilizando uma plataforma de pesquisa automatizada, para realizar pesquisas digitais.


Início