Como atrair novos clientes com 4 táticas que funcionam mesmo

Neste artigo, vamos apresentar dicas realmente relevantes para mandar bem na conquista de novos clientes.


clock
3 min
Como atrair novos clientes com 4 táticas que funcionam mesmo

Você já deve ter percebido, atrair novos clientes é uma tarefa cada vez mais complexa no mercado atual - e tem exigido cada vez mais criatividade e boas estratégias.

Na verdade, as redes sociais e a internet acabaram por formar um público cada vez mais crítico.

Na hora de fechar uma compra, esse novo consumidor pesquisa bem qual é a melhor opção em preço e qualidade entre um número crescente de alternativas.

Neste artigo, vamos apresentar dicas realmente relevantes para mandar bem na conquista de novos clientes.

Confira como atrair novos clientes!

1. Saiba exatamente o que o público quer

Em geral, essa mudança no perfil dos consumidores gerou a necessidade de adaptação por parte das empresas, e do próprio marketing. Hoje em dia, não há como atrair novos clientes com técnicas do velho marketing, que utiliza o ultrapassado discurso de vendas focado em empurrar para o cliente o produto ou serviço oferecido pela empresa a qualquer custo. É preciso focar suas táticas de vendas em atender as reais necessidades do cliente.

Para colocar isso em prática, você precisa saber qual é o público atual da empresa e qual público-alvo pretende conquistar, e a melhor maneira de se fazer isso é realizar uma boa pesquisa de mercado que colete informações de qualidade sobre como os consumidores tomam decisões de compra.

A pesquisa identifica quais são as necessidades e vontades dos consumidores, e como a empresa responde à elas. A partir das informações obtidas, é possível ter noção exata de quais são os anseios e as expectativas do público, para atrair clientes para a empresa. Isso é importante porque permite corrigir erros de estratégia e de táticas de vendas, além de facilitar a fidelização de clientes, o que, automaticamente, gera o marketing boca a boca, que é crucial na captação de novos clientes.

2. Dê importância ao atendimento personalizado

Já dissemos: a melhor propaganda é o cliente satisfeito, como afirma o “papa do marketing”, Phillip Kotler. Por isso, pecar no atendimento ao cliente pode por em risco a fidelidade do consumidor — e um cliente insatisfeito pode fazer propaganda negativa para conhecidos, o que pode prejudicar bastante a empresa.

Atualmente, o conceito de atender bem está associado à criação de um relacionamento mais pessoal entre cliente e empresa. Para criar essa relação com os consumidores, além de atender as necessidades dos clientes, é importante dar espaço ao contato pessoal com o consumidor: ouvi-lo de verdade, mostrando interesse sobre o que ele tem a dizer.

Também compensa dar autonomia ao time de vendas para oferecer ao cliente alguns mimos, como descontos ou pequenos brindes. Isso faz com que o cliente valorize a marca. E vale ressaltar que o pós-venda também faz parte do atendimento, e não deve ser esquecido. Assim, saber ouvir o consumidor e suas eventuais reclamações deve ser praxe, e mostrar que vai tentar solucionar os problemas apontados, também.

3. Use bem o marketing digital

Hoje, ter um site e uma página no Facebook é mais do que essencial. Ainda assim, isso não basta: para garantir a captação de clientes por meio da internet é preciso interagir de verdade com o público. Nesse sentido, uma das táticas mais efetivas para atrair seguidores e criar engajamento nas redes é fazer enquetes, perguntando aos consumidores que tipo de conteúdo gostariam que fosse disponibilizado na internet.

Sanar dúvidas e questionamentos, sempre que eles aparecerem, também é importante. Aliás, responder rapidamente impacta na reputação da marca e na percepção que o cliente tem dela. A automatização de mensagens e as promoções nas redes sociais para divulgar produtos ou serviços também são opções que geram engajamento. O e-mail marketing também pode ser uma alternativa de como atrair novos clientes para a empresa, já que faz com que o consumidor se lembre da marca e a mantenha na memória.

Outra dica é fazer campanhas direcionadas para levar seus anúncios e posts às pessoas corretas, usando ferramentas de segmentação como o Google Adwords e Facebook Ads. Ter um bom mailing também permite segmentar uma campanha, mas é preciso planejar bem o formulário de cadastro para obter informações relevantes (idade, sexo, etc.). E, é claro, há de se ter o cuidado de não fazer spam.

4. Faça um bom marketing de conteúdo

Sabendo o que o consumidor quer, é possível criar conteúdo relevante para atrair novos clientes. Quanto a isso, o bom marketing de conteúdo não tenta vender a todo custo: busca ser útil e fornecer ao leitor conhecimento e informações realmente relevantes e assim se aproximar dele.

Uma das ferramentas mais eficazes para se produzir conteúdo é o blog. Criar textos que ajudem o consumidor a escolher qual produto ou serviço atende melhor às suas necessidades, ou dar dicas que se relacionem com o negócio oferecido, o que ajuda a dar valor agregado à marca.

Na hora de produzir textos, uma boa pedida é fazer listas, que têm apelo na internet. Guias com o passo a passo para atingir um objetivo relacionado ao produto ou serviço da empresa também são boas opções para aumentar acessos. Além disso, o texto do post deve ser acessível e atraente — imagens que ajudem a ilustrar dicas são para lá de bem-vindas. Na hora de postar o conteúdo nas redes sociais, é preciso planejar bem os momentos de cada postagem de acordo com o melhor horário de acessos da página, o Facebook oferece uma ferramenta de estatística completa sobre isso.


Início