Como a tecnologia está transformando a pesquisa de mercado

Entenda como a pesquisa de mercado está se tornando cada vez mais ágil, disruptiva e democrática com a ajuda da tecnologia.


clock
4 min
Como a tecnologia 
está transformando a pesquisa de mercado

Pranchetas. Entrevistadores que abordam pessoas nas ruas. Custos altos. Prazos longos para a entrega de resultados. Pouca transparência. Se é isso que vem à sua mente quando ouve falar em pesquisa de mercado, acredite: tudo mudou.

Graças à tecnologia, a pesquisa de mercado evoluiu e, hoje, pode ser realizada de forma totalmente digital. Já é possível encontrar plataformas, gratuitas ou pagas, que garantem a realização de projetos completos. Da construção do questionário até a análise dos resultados: tudo automatizado.

No entanto, esse é apenas o começo da transformação. Novas tendências começam a dar sinais de que o segmento de pesquisa de mercado experimentará muito mais inovação ao longo dos próximos anos. Neste post, te mostraremos como a tecnologia está garantindo mais agilidade, assertividade e disrupção para os projetos e como a MindMiners está ajudando a desenhar o futuro da pesquisa de mercado.

Pesquisa de mercado digital: o que já é realidade

Do face a face para a tela do computador ou do smartphone. As novas plataformas disponíveis para a realização de pesquisa de mercado, que já eram tendência, ganharam ainda mais espaço e relevância com a pandemia. Na impossibilidade de ir até os consumidores, as empresas e profissionais se mostraram mais abertos a experimentar aquele que entendemos como um caminho sem volta: a digitalização da pesquisa.

Hoje, por meio das soluções tecnológicas em pesquisa de mercado já disponíveis, é possível:

  • Utilizar modelos prontos de questionário, para economizar tempo e evitar erros.
  • Garantir que o seu questionário será respondido por pessoas com características demográficas e comportamentais específicas;
  • Acompanhar, em tempo real, a coleta de respostas;
  • Analisar resultados de forma totalmente automatizada, sem a necessidade de realizar tabulações;
  • Criar dashboards personalizados para o acompanhamento dos resultados de trackings.

Bateu uma curiosidade por aí? Experimente esses recursos na prática. Comece agora mesmo um trial da plataforma de pesquisa da MindMiners.

Tendências e o futuro da pesquisa de mercado: o que vem por aí?

Todas as inovações que já são realidade em pesquisa de mercado trouxeram grandes ganhos para os times de Marketing, Publicidade, Intelligence e Consumer Insights.

Mas, à medida que a concorrência se torna cada vez mais acirrada e a cobrança por um mindset data driven e centrado nas necessidades do consumidor aumenta, é esperado que o universo de pesquisa de mercado siga evoluindo, oferecendo soluções cada vez mais inovadoras e alinhadas às necessidades dos times que trabalham com insights.

homem-olhando-dados
Photo by Adeolu Eletu / Unsplash

De acordo com o GreenBook Research - Industry Trends Report, um dos mais completos e renomados reports quando o assunto é pesquisa de mercado, essas são algumas das principais tendências que guiarão o segmento:

  • Humanos e máquinas, juntos: a tecnologia vem para acelerar o processo de realização dos projetos. Mas fica claro que o contato humano é fundamental para garantir o sucesso.
  • Insights com cada vez mais velocidade e agilidade: buscar cada vez mais rapidez na obtenção do insight certo, até mesmo sem ser necessário fazer uma pesquisa do zero. Esse é o sonho, que começa a se tornar uma realidade.
  • Inteligência Artificial para a obtenção de insights;
  • Automação em pesquisa de mercado: etapas e processos que integram a realização de uma pesquisa de mercado cada vez mais automatizados, contribuindo não apenas para a velocidade, mas para evitar erros.

Saiba mais sobre pesquisa de mercado neste artigo sobre as 5 tendências que estão redesenhando seu futuro.

Plataforma de human analytics: como a MindMiners está transformando a pesquisa de mercado

A MindMiners foi criada para trazer disrupção para o segmento de pesquisa de mercado por meio da tecnologia. E assim tem sido nossa jornada de evolução, compartilhada com clientes como Nestlé, Ambev, McDonald's, Natura, Mondelez, dentre várias outras - você pode conferir alguns dos cases da MindMiners aqui.

Em 2021, recebemos uma nova rodada de investimentos, fomos nomeados como uma das 100 Startups to Watch e, agora, queremos acelerar nosso crescimento para oferecer as melhores e mais inovadoras formas para que as empresas possam encontrar respostas para suas perguntas.

"Ao longo dos últimos meses, lançamos uma série de novas funcionalidades dentro da nossa plataforma. Os dashboards de monitoramento de clusters são apenas um exemplo das novidades que estão por vir. O objetivo é inovar cada vez mais a partir do conceito de human analytics." - Renato Chu, CEO da MindMiners.

Para isso, estamos focados no desenvolvimento de novas soluções em pesquisa de mercado que serão oferecidas por meio de nossa plataforma de human analytics, sempre alinhados com as tendências anteriormente apresentadas:

  • Novos Clusters MindMiners

Diferentes perfis de consumidores, agrupados a partir de características, hábitos e comportamentos semelhantes. É o caso, por exemplo, dos chocólatras, geeks, gamers, donos de pets e outros 40 perfis hoje disponíveis. Com eles, não há necessidade de realizar uma pesquisa de mercado. Centenas de dados e insights estão ali, disponíveis de forma instantânea. O objetivo é chegar a 50 Clusters MindMiners disponíveis ainda este ano. O próximo passo? A possibilidade de criar clusters personalizados, de acordo com as personas e público-alvo de uma determinada empresa.

  • Expansão do MeSeems, nossa rede social de opinião

O MeSeems é o painel de respondentes proprietário da MindMiners, e também a maior rede social de opinião do Brasil. Hoje, são mais de três milhões de consumidores reais prontos para responder perguntas sobre produtos, marcas, campanhas e experiências. A ideia é que essa rede cresça ainda mais, de forma orgânica, para que tenhamos cada vez mais consumidores engajados e de diferentes perfis para oferecer para os projetos de pesquisa de mercado de nossos clientes.

Saiba mais sobre a caracterização atual do nosso painel de respondentes aqui.

  • Academy MindMiners

Nosso mais recente lançamento é a versão 100% digital e gratuita do nosso braço de educação em pesquisa de mercado, o Academy MindMiners. Os cursos, criados por nossos especialistas, objetivam oferecer uma experiência diferenciada de aprendizagem - digital, gratuita e autônoma. Estamos desenhando o futuro da pesquisa e, por isso, entendemos que é nosso papel fundamental ajudar os profissionais a saberem cada vez mais sobre o que esse futuro representa, como extrair os insights certos de uma pesquisa e, claro, como utilizar ao máximo as funcionalidades da nossa plataforma.

Atualmente, são quatro cursos disponíveis sem custo para que você comece sua imersão de aprendizagem em pesquisa de mercado. Basta acessar o Academy MindMiners.


Início