Como escolher um software de pesquisa de mercado?

Saiba quais critérios utilizar na hora de escolher um software de pesquisa de mercado para garantir alinhamento aos seus desafios.


clock
3 min
Como escolher um software de pesquisa de mercado?

As pesquisas de mercado são importantes ferramentas de gestão empresarial. Elas possibilitam que o gestor tenha uma visão mais ampla e menos limitada sobre diferentes aspectos que envolvem as atividades da empresa.

Quando bem executada, esse tipo de pesquisa pode ser muito útil para a definição de estratégias e para as tomadas de decisão. Atualmente, graças aos avanços tecnológicos proporcionados pela transformação digital, já é possível recorrer a um software de pesquisa de mercado para te ajudar nessa tarefa. No entanto, é preciso estar atento na hora de escolher a melhor plataforma.

Pensando nisso, criamos uma lista com as 5 principais características que um software de pesquisa de mercado precisa ter.

Confira!

5 características que um bom software de pesquisa de mercado deve ter

1 – Confiabilidade

O fator confiabilidade é um dos mais importantes na escolha de um software de pesquisa de mercado. Afinal, pode ser extremamente prejudicial para os negócios tomar decisões baseadas em informações nas quais você não tem total confiança.

Ainda é muito comum encontrar softwares com falhas operacionais graves e que, com o tempo, chegam a se comportar de maneira aleatória. Esses e outros problemas comprometem a confiabilidade no sistema e podem causar grandes transtornos.

2 – Segurança

Intimamente ligada à confiabilidade, a segurança é também uma característica fundamental e que deve ser considerada na hora de escolher o seu software de pesquisa de mercado.

Imagine se os dados coletados na sua pesquisa e mercado vão parar nas mãos de pessoas mal-intencionadas? Já pensou o que os seus concorrentes poderiam fazer com essas informações?

Por isso, o software escolhido precisa ter um mecanismo que garanta a segurança dos dados coletados.

3 – Agilidade

Não é possível negar que o mercado está cada vez mais dinâmico e que as transformações acontecem com mais rapidez. Dessa forma, o software contratado precisa ser ágil o suficiente para conseguir acompanhar essas mudanças.

Suponhamos que você quer lançar um novo produto e, para isso, decide antes fazer uma pesquisa de mercado. Se o software escolhido não tiver a agilidade necessária, as informações coletadas podem apresentar defasagem em relação à atual situação do mercado, prejudicando o lançamento do seu produto.

4 – Diferentes opções de coleta das respostas

Quando você for coletar as respostas, será preciso enviar o questionário para os seus respondentes.

Nessa hora, é fundamental que esse processo seja prático e ágil.

Na plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners você conta com 4 maneiras de fazer isso:

  • Link: você cria links que ao serem clicados direcionam o usuário para o questionário de pesquisa.
  • E-mail:você usa sua lista de contatos para enviar os links, convidando as pessoas a responderem a pesquisa com e-mails personalizados.
  • Integrado ao site: você usa um banner em seu site ou blog para atrair os respondentes.
  • Painel de respondentes: a base de mais de 700 mil respondentes segmentados da MindMiners, o MeSeems, permite selecionar perfis que correspondem ao público que você deseja que respondam à pesquisa, trazendo resultados ainda melhores.

Veja mais em nosso blog: Conheça os coletores de respostas disponíveis na plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners

5 – Interface amigável

Uma interface amigável facilita não apenas a elaboração como também o manuseio do questionário na plataforma, seja em desktop ou em tablets e smartphones. Você deve se preocupar também com o respondente: as cores escolhidas, a disposição da sua logomarca no questionário e até as imagens e vídeos que serão inseridos, por exemplo, em uma pergunta. Tudo isso impactará a experiência de quem está respondendo à sua pesquisa. Quando o layout é confuso, o desinteresse em responder ao questionário tende a ser maior.

Plataforma de pesquisa automatizada da MindMiners

A MindMiners desenvolveu uma plataforma de pesquisa automatizada com todas essas características que citamos e muito mais.

A nossa plataforma é muito fácil de usar. Com ela, você obterá insights valiosos e vantagens competitivas que farão a diferença para o seu negócio.

Confira mais sobre ela neste artigo de nosso blog: Por que escolher nossa plataforma de pesquisa automatizada?

Cadastre-se e comece a usar agora mesmo: Crie sua conta, é grátis!


Início