Client Experience: LIS Capital e o uso estratégico de dados

Como a LIS Capital, em parceria com a MindMiners, inovou seu processo de análise para tomada de decisão.


clock
3 min
Client Experience: LIS Capital e o uso estratégico de dados

“No mundo atual, a informação nunca se mostrou tão estratégica”, foi a frase trazida em 2015 no 8º Congresso ANBIMA de Fundos de Investimento, na discussão sobre “Inovar e crescer num ambiente em mudança”. Se essa afirmação já retratava uma importante preocupação há 6 anos, hoje ela é uma realidade conhecida, porém, nem sempre simples de ser posta em prática.

Utilizar dados e informações de forma estratégica não é uma tarefa simples, demanda rigor, análise minuciosa e principalmente qualidade de informações. Mas, comprovadamente (com dados), empresas que cumprem esse desafio, são capazes de inovar e crescer, mesmo em ambientes de mudança, sejam essas mudanças drásticas, como as que enfrentamos no último ano, ou não.

No cenário do mercado financeiro, agregar dados quantitativos à análises fundamentalistas certamente faz parte desse movimento de inovação e, mirando análises cada vez mais estratégicas e assertivas, a LIS Capital iniciou sua parceria com a MindMiners, realizando um estudo de marcas da categoria de varejistas de vestuário como ponto de partida.

Mathias Wagner e Fabian Senço, da LIS Capital, compartilham algumas das problemáticas enfrentadas no mercado:

“Tomada de decisões baseadas em premissas muitas vezes míopes ou distorcidas sobre a visão do consumidor sobre determinado mercado, empresa ou marca, sem ou com pouca base em dados. Estas premissas são o sustento de teses de investimento, e erros podem fazer ruir o modelo mental que justificou aquela alocação de capital, gerando perdas.”

O acesso facilitado a dados dos mais diversos assuntos, muitas vezes, gera a impressão de que se possui vasto conhecimento sobre determinado assunto, ou que uma busca rápida na internet pode solucionar qualquer questão.

De fato, alguns desses dados podem ser de grande utilidade em diversos cenários. Mas, tratando-se do comportamento de consumidores, sabemos que muitas informações podem ser subjetivas e, mais do que isso, muitas vezes não traduzem com a agilidade necessária as mudanças constantes que o mundo de hoje nos apresenta. E são esses comportamentos em constante mudança que irão determinar as direções dos mais variados mercados, a força das marcas, quem ganha e quem perde na corrida pela atenção dos consumidores.

Dessa forma, o acesso a dados sobre consumidores reais, bem como o aprofundamento da visão e da relação que possuem com categorias e marcas, traz ainda mais embasamento e direcionamento sólido para a tomada de decisão.

"A pesquisa nos ajudou a confirmar e até desmentir algumas premissas que tínhamos acerca da visão do consumidor sobre a marca da empresa que estudamos."

O time LIS viveu uma verdadeira imersão em nossa plataforma de Human Analytics, realizando toda a construção de questionário e a análise dos dados coletados de forma autônoma, o que permitiu flexibilidade e agilidade em todo o processo, mas sempre com o apoio e direcionamento total do nosso time de especialistas em pesquisa, trazendo segurança para a execução do projeto do começo ao fim.

"Entendemos que realizar esse tipo de pesquisa nos deixa muito mais sólidos na análise, além de nos possibilitar traçar relações e raciocínios sobre assuntos que não são de domínio público, nos deixando potencialmente um passo à frente do senso comum."

Inovar e crescer em um mundo em constante e acelerada mudança deixou de ser apenas uma reflexão e passou a ser uma rotina, algo inerente a todos os setores e mercados. E não há inovação e crescimento sem informação, sem dados para direcionar estratégias, fundamentar argumentos, desmistificar teorias e desconstruir tabus, garantindo que decisões cada vez mais sustentáveis sejam tomadas e que seguiremos encontrando respostas para tantos questionamentos prementes para nossos parceiros.

A MindMiners é uma empresa de tecnologia e pesquisa que possui uma plataforma de Human Analytics completa que ajuda empresas de todos os segmentos a traduzirem o comportamento humano em dados estratégicos.

trial

Início